Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2013 Matéria: Vinícius de Moraes presente no Salesiano Santa Rosa.

Vinícius de Moraes presente no Salesiano Santa Rosa.

Semana do Livro homenageia centenário de nascimento do poeta e compositor brasileiro.


Vinícius de Moraes presente no Salesiano Santa Rosa.

A IX edição da Semana do Livro do Colégio Salesiano Santa Rosa foi um sucesso.
Ao embalo de Vinícius, a escola se transformou em um grande acervo cultural.
A vida e obra do poeta foram descobertas pelos olhares dos alunos que ainda não conheciam a riqueza de seus versos e vivenciada pelos fãs que já apreciavam as letras e canções do poetinha.

A interdisciplinaridade e o incentivo a leitura deram o tom vibrante e jovem ao evento, como o projeto Clube de Leitores, citado pela Aluna da 3ªsérie do E.M. Bruna Chateaubriand: “Nós trouxemos as páginas do livro para o mundo real! Isso é divertido!”.

O evento deste ano trouxe da ficção diversos elementos conhecidos pelos leitores de Harry Potter, Jogos Vorazes e Percy Jackson, como o jogo de quadribol, as aulas de poções mágicas da escola de Hogwarts e os heróis e semideuses mitológicos lutando em busca de sua bandeira, além de uma prévia do que irá acontecer em “Jogos Vorazes” no segundo semestre.

As novas tecnologias não ficaram de fora. Tablets, smartphones e afins foram ferramentas de pesquisa em sala de aula sobre Vinicius de Moraes. A utilização da tecnologia como apoio educacional foi um motivador extra para os alunos.

A IX Semana do Livro também teve apresentação musical. O 6° ano do E.F. deu um show, literalmente. “Vinicius em Ritmos Musicais no Brasil” foi um projeto de Língua Portuguesa onde os alunos interpretaram “A Casa” em ritmos atuais e escolhidos por eles. Sucesso.

O grupo de teatro do Colégio, na direção do professor Ivan, adaptou parte da Obra “Orfeu da Conceição” de forma poética e contemporânea sobre a tragédia vivida pelo casal Orfeu e Eurídice.

A cultura africana, tão presente na obra de Vinícius, foi devidamente representada pelo Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, que expôs, na Feira de Livros, artigos e trabalhos desenvolvidos por educandos do Oratório e sua professora Sônia. Trabalho belíssimo reconhecido pela ONU.

A Fisk, parceira na busca do aprendizado em línguas estrangeiras, ofereceu uma oficina de conversação em Inglês com um professor americano. A Livraria Paulinas e a Entre Letras trouxeram livros recheados de imaginação, criatividade e informação para todo o tipo de leitor.

Foi uma semana muito especial no Salesiano Santa Rosa! Seguimos firmes pela formação de uma comunidade leitora!

Parabéns aos alunos, professores, funcionários e responsáveis. Até a próxima Semana do Livro!

Boa leitura!


Postado em 10 de Maio de 2013 - Categoria: Projetos Pedagógicos