array(3) { [0]=> string(5) "23000" [1]=> int(1048) [2]=> string(30) "Column 'pagina' cannot be null" } string(5) "23000" Eventos Diversos
Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2015 Matéria: Aniversário da Banda CSSR

Aniversário da Banda CSSR

Com mais de um século de tradição, Banda Sinfônica do Salesiano SR oferece ensino gratuito de música.


Aniversário da Banda CSSR

    Warning: opendir(destaques/destaque_289/galeria_289/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Os Salesianos prestam tributos a um de seus patrimônios: a Banda do Salesiano Santa Rosa. Fundada em 1888, a banda colegial mais antiga do Brasil comemorou seus 127 anos de fundação em uma Missa em Ação de Graças realizada na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora.

 

A missa, realizada dia 06 de dezembro de 2015, foi presidida pelo Padre Geraldo Magalhães e contou com a presença de seus integrantes, amigos e admiradores. Após a celebração teve apresentação musical e bolo.

 

Confira sua trajetória e saiba como fazer parte dessa história:

 

Os Salesianos prestam tributos a um de seus patrimônios: a Banda do Salesiano Santa Rosa. Fundada em 1888, a Banda Colegial Mais Antiga do Brasil.

 

Os primeiros salesianos vieram para o Brasil em 1883 com a missão de educação pedagógico-pastoral da juventude e ficaram sediados onde hoje é o Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói - RJ). Em 1888, a Banda foi fundada oficialmente tendo a frente o salesiano padre Pedro Rotta.

 

Nesse mais de um século de tradição, a Banda já foi homenageada inúmeras vezes, já recebeu por mérito e talento diversos prêmios e foi tema de trabalhos acadêmicos de graduação e mestrados, tamanho é seu valor em campos como História Política, Bens Culturais e Projetos Sociais.

 

Destaca-se com o título de Campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique (Suíça – 1992), o título de Patrimônio Cultural Fluminense, concedido pela Secretaria de Estado e Cultura – RJ e o título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói.

 

Teve também participação especial em duas novelas da Rede Globo: Olhai os Lírios do Campo e O Ateneu.

 

Em 2011, por ocasião da comemoração dos 51 anos de Brasília (DF), foi a única banda colegial do Brasil a ser convidada para fazer parte da abertura do Desfile Oficial de 07 de setembro. Coleciona vários títulos e troféus em campeonatos estaduais e nacionais.

 

Dentre os protagonistas dessa história destaca-se o carisma e talento do maestro Affonso Gonçalves Reis, que esteve à frente da Banda por 64 anos. Em 2011, quem assumiu o comando deste belo trabalho foi Alexandre Baluê, que foi aluno no CSSR, aprendiz da Banda e hoje seu maestro titular.

 

Na regência dessa banda já estiveram ainda Renato Frateschi, Camilo Brito Júnior, Octacílio Nunes, Theodorico Nascimento, Antônio Ferreira, Augusto Azevedo, João Lúcio, Juan Lhorens, João Macedo e J. Bonelli.

 

Com muita dedicação e amor à música, a Banda oferece aulas gratuitas para alunos, ex-alunos e membros da comunidade.

 

Faça parte você também desta imponente trajetória!

 

Maestro Alexandre Baluê

alexandre.balue@salesiano.br

Telefone: (21) 3578-9425.

 

- A Banda funciona no anexo do ginásio do Colégio.

 

Acompanhe a Banda nas redes sociais: https://www.facebook.com/BandaSalesianoSantaRosaNiteroi/?fref=ts


Postado em 08 de Dezembro de 2015 - Categoria: Confraternização