array(3) { [0]=> string(5) "23000" [1]=> int(1048) [2]=> string(30) "Column 'pagina' cannot be null" } string(5) "23000" Pastoral
Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2017 Matéria: Educação e Pastoral

Educação e Pastoral

Encontro das Escolas Católicas de Niterói (RJ) - comunhão, espiritualidade e reflexão.


Educação e Pastoral

Os Colégios Católicos de Niterói (RJ) se reuniram em um encontro de comunhão e formação para refletir os valores e diretrizes da educação e da evangelização da juventude. O evento foi sediado no Salesiano Santa Rosa, dia 11 de fevereiro, e marcou a abertura oficial do ano letivo de 2017 nessas instituições.

 

Na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, o Arcebispo da Arquidiocese de Niterói (RJ), Dom José Francisco, presidiu uma Celebração Eucarística. Durante a homilia, ele falou do Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de N.S. Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no rio Paraíba do Sul.

 

Este rico momento de espiritualidade ficou ainda mais belo com a peregrinação até o altar de imagens de Maria, mãe de Jesus, sob suas diversas faces. E ainda a condução de cartazes com citações dos fundadores e/ou patronos das instituições presentes. 

 

Entre os concelebrantes da missa estiveram os diretores dos Colégios Salesianos de Niterói, padre Márcio José Montandon Marçal, diretor geral, pe. Edilson Agreson, diretor pastoral.

 

A segunda etapa do evento aconteceu no teatro do Colégio Salesiano Santa Rosa. Os educadores presentes refletiram sobre “Os desafios do século XXI para a Educação Católica: suas contribuições, influências e possibilidades”, com Priscila Boy, pedagoga e Mestre em Ciência da Educação.

 

De acordo com a palestrante, as escolas precisam acompanhar evolutivamente as transformações na Educação provocadas pelas mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. Sempre mantendo firme os seus princípios pastorais, morais e éticos.

 

Ao final do evento, pe. Edilson Agreson deu as bênçãos aos presentes, desejando um ano letivo de muita paz, fraternidade e aprendizado.

 

O evento é realizado anualmente e visa aumentar a interação entre as escolas e, especialmente, refletir e nortear ações na finalidade de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

 


Postado em 20 de Fevereiro de 2017 - Categoria: Pastoral