array(3) { [0]=> string(5) "23000" [1]=> int(1048) [2]=> string(30) "Column 'pagina' cannot be null" } string(5) "23000" Pastoral
Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2012 Matéria: “Gentileza! Eu quero Gentileza”

“Gentileza! Eu quero Gentileza”

Ação incentiva os educandos a reconhecer os valores que permeiam a nossa sociedade.


 “Gentileza! Eu quero Gentileza”

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_2/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Durante todo o ano os alunos do 1° ano do Ensino Médio desenvolveram o projeto “Gentileza! Eu quero Gentileza”, com o professor de Ensino Religioso Marcelo Musulão.

Cada grupo “adotou” uma instituição (Projeto Social), na qual, realizaram visitas mensais. A cada visita, os alunos produziram um relatório em que acrescentaram fotografias, comentários e pareceres das pessoas envolvidas no projeto.

Para aluna Carolina Modesto, do 1° ano D, a experiência foi incrível. “Pensei que esse trabalho fosse ser igual a qualquer outro, mas não, esse eu vou levar pro resto da minha vida”.

O projeto visa fortalecer as relações interpessoais, propõe, através de atividades coletivas, a demonstração de atitudes de ajuda, cortesia, colaboração, solidariedade, compreensão e valorização de regras do convívio social. Auxilia o educando a construir os alicerces do pensamento e assim conquistar a sua autonomia – que é essencial para a vida. Além de desenvolver o Protagonismo Juvenil, seguindo a filosofia de Dom Bosco.

Já os alunos Thiago Coufal, Bruna Lanes, Luiza Tolini, Beatriz Sardinha, Letícia Lopes e Yasmin Cabral, do 1° ano E, pretendem continuar com as visitas e trabalhar com todas as turmas da creche. “Ao final do ano, faremos uma surpresa para as crianças: levaremos uma tela grande com tintas, passaremos de sala em sala e vamos pintar a mão de todas as crianças na tela com as mais variadas cores, e vamos dar de presente para a creche como uma forma de recordação, comentaram”.

De acordo com Marcelo Musulão, a educação é um processo amplo e contínuo e, como tal, ultrapassa os espaços de sala de aula. “Esse é um projeto que não se encontra em livros, mas os alunos vão levar pro resto da vida. Espero que guardem essa atividade como uma grande recordação”!

Parabéns pela iniciativa e protagonismo de todos!!!

Detalhes do projeto (download).


Postado em 14 de Novembro de 2012 - Categoria: Projetos Pedagógicos