array(3) { [0]=> string(5) "23000" [1]=> int(1048) [2]=> string(30) "Column 'pagina' cannot be null" } string(5) "23000" Ensino Fundamental II
Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2016 Matéria: Sociedade dos Jovens Salesianos

Sociedade dos Jovens Salesianos

Arte pulsante, transformando o olhar, abrindo novos caminhos para aventura da vida!


Sociedade dos Jovens Salesianos

O grande projeto interdisciplinar Sociedade dos Jovens Salesianos, do 9º ano do Ensino Fundamental II, do Salesiano Santa Rosa foi concluído com sucesso no dia 08 de novembro de 2016. O projeto envolveu feira cultural, ações solidárias, inclusão social, apresentações artísticas e muito mais.

 

Neste dia, os alunos trajaram fantasias e adereços de personagens reais (de filmes ou desenhos animados) ou fictícios. Como em um “trote educativo”, os alunos animaram o recreio com sua alegria e entusiasmo. Houve apresentações de música (vocal e instrumentos), dança e poesia.

 

A aluna Elena Mendes, representando os alunos, falou que o projeto deixará sua marca em cada um eternamente, tendo contribuído com a formação intelectual e moral de todos. A proposta, segundo ela, ampliou o olhar crítico dos alunos, fazendo-os ter um novo olhar sobre as coisas. O intercâmbio social promovido os ajudou a enxergar uma nova realidade, a conviver com diferentes ideologias e a reconhecer exemplos de superação e vida. A estudante ainda declamou uma poesia de sua autoria sobre o que aprendeu sobre o conteúdo lecionado.

 

O estudante Eduardo Cardoso discorreu sobre as experiências vivenciadas ao longo do Ensino Fundamental II no Colégio e a passagem para o Ensino Médio. Falou das alegrias, superações, aprendizados, desafios, amadurecimento e cumplicidade. Parabenizou o protagonismo dos alunos e agradeceu a todos os educadores afirmando que estes oferecem muito mais do que ensino de qualidade, formam para a vida!

 

Participação sempre especial dos educandos do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, que vieram com trajes representando a África e ressaltando a cultura negra e a inculturação do carisma salesiano. Além de desfile, os alunos animaram o encontro com apresentações coreográficas.

 

O dia foi concluído com um lanche coletivo.

 

Retrospectiva

 

O ponto de partida deste projeto foram as discussões geradas pelo filme Sociedade dos Poetas Mortos, assistido pelos alunos no primeiro semestre deste ano nas aulas de Língua Portuguesa. Logo o projeto foi abraçado pelas disciplinas de Literatura, Ensino Religioso, Arte e Educação Física.

 

A partir deste, as turmas refletiram sobre o processo de criação artística e como a história, a cultura, a ideologia e a religião são alguns dos fatores que fazem parte do contexto do artista e que, além de expressar um olhar individual, preserva valores e costumes da época em que vive para as gerações futuras, expressando algo de natureza coletiva, social.

 

Para aprofundar essas reflexões, os alunos foram divididos em grupos de estudo sobre: Literatura, Pintura, Música e Cinema. Até que, na etapa seguinte, os educandos compartilharam suas informações em seminários para toda a turma.

 

Na etapa seguinte, foi promovida uma Feira Cultural, englobando os estudos sobre manifestações artísticas e temáticas relacionadas à África. E contou com a exposição dos trabalhos realizados e ainda uma feira gastronômica com as receitas típicas das regiões africanas estudadas. A data contou com a presença e apresentação de capoeira dos educandos do Oratório e ainda com a visita de alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Região Oceânica.

 

Ao longo do ano foram realizados outros momentos de intercâmbio de inclusão social entre os alunos do Colégio com os educandos do Centro Juvenil: palestra “Um mundo melhor”; encontro “Somos todos Salesianos” e “Solidariedade”, com entrega de doações à obra social.

 

CONVITE No dia 30/11, às 19 horas, haverá um evento especial em retrospectiva a toda a jornada dos alunos ao longo do Ensino Fundamental II. Um momento de agradecer e festejar as conquistas e reforçar o entusiasmo rumo ao Ensino Médio.

 

Educação

Assim a gente transforma do mundo


Postado em 09 de Novembro de 2016 - Categoria: Família e Escola