Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2017 Matéria: Projeto Cultural: São Paulo

Projeto Cultural: São Paulo

Alunos do Ensino Médio percorrem cenários históricos e culturais em inesquecível excursão pedagógica


Projeto Cultural: São Paulo

O Colégio Salesiano Santa Rosa realizou uma visita cultural orientada à cidade de São Paulo, com os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, nos dias 29 e 30 de setembro de 2017. O trajeto contemplou cenários históricos e culturais da cidade e revisou conteúdos didáticos de Língua Portuguesa e Geografia.

 

Os estudantes visitaram os Museus do Futebol (Estádio do Pacaembu) e Catavento, situado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque Dom Pedro II, no centro da cidade de São Paulo.

 

Percorreram o bairro da Liberdade (“A Ásia Dentro do Brasil”), onde almoçaram e conheceram mais sobre a cultura local. “Ressalta-se ainda que a visita ao tradicional bairro japonês da Liberdade foi um momento no qual se destacou a importância dessa imigração, não apenas para São Paulo, mas também para o país”, comentaram os professores de Geografia e Português.

 

“Levando-se em consideração que São Paulo é a cidade global brasileira, os alunos serão orientados a perceberem os traços formadores desse fenômeno geográfico sendo, portanto, uma arqueologia da fundamentação desse conceito, além dos já consagrados, como a importância dessa capital para a urbanização e a industrialização do país”, partilhou a professora de Geografia, Claudia de Medeiros, na descrição do projeto.

 

E a inesquecível experiência ficou ainda mais emocionante com a ida ao musical “Os Miseráveis”, no Teatro Renault. Em cartaz há 17 anos, o espetáculo retrata a França do século XIX e acompanha as histórias entrelaçadas de um elenco personagens que lutam por redenção e pela revolução.

 

Conforme apresentado pela educadora Ana Paula Simão de Oliveira, professora de Língua Portuguesa e Redação, enquanto se maravilhavam com a apresentação, os estudantes exploravam as relações intertextuais contidas na trama encenada, como parte do conteúdo de Língua Portuguesa, com destaque às características da Literatura Romântica (séc. XIX), que englobam os sonhos, amores e esperanças contidos nos variados imaginários artísticos.

 

“As experiências foram incríveis, ajudando-nos a sair do cotidiano, ver nossas matérias em prática, além de ganharmos um conhecimento incrível e além. Também foi ótimo para nos aproximarmos de todos os presentes, ganharmos amigos ou fortalecer laços. Apenas mais tempo poderia tornar tudo melhor. Vai ficar saudade”, comentou a aluna Elena Mendes (1ª EM)

 

“Hotel ótimo, museus incríveis e um musical que não tenho palavras para descrever de tão maravilhoso. Uma experiência com uma bagagem cultural para vida toda!”, opinou a estudante Ana Clara Cavalcanti (1ª EM).

 

 “O Ensino Médio, em suas séries iniciais, é o momento em que os alunos atingem um importante clímax, ainda sem a pressão do vestibular, mas já sem a maneira de olhar o mundo que traziam do Ensino Fundamental. É, por isso mesmo, uma época adequada a experiências que transponham os muros geográficos, sociais e culturais, para que os jovens ampliem os horizontes, transferindo conhecimentos estabelecidos anteriormente, a situações práticas e novas”, comenta a equipe pedagógica salesiana.  

 

Confira mais depoimentos dos alunos:

 

“A viagem deu oportunidade para a ampliação da cultura geral, conhecimentos e diversidade cultural presente n o Brasil. No total enriqueceu intelectualmente todos os que foram” - João Victor  (1ª EM)

 

“Gostei muito da viagem e das companhias. Essa viagem foi para mim uma expansão cultural, me marcou, lembranças para uma vida toda” - Daniel Andrade (1ª EM)

 

“Foi uma experiência renovadora e inovadora, tanto fisicamente quanto emocionalmente e intelectualmente. Foram muitas emoções juntas em um pequeno período de tempo, assim também como expectativas superadas. Não me esquecerei dessa viagem, tudo muito bom” - Caroline Soares (1ª EM)

 

“O ponto alto do passeio, sem menor sombra de dúvidas, foi o musical que ultrapassou minhas expectativas, sendo fantástico e inesquecível. Esta viagem ampliou meus horizontes, queria replay.” - Mariana Areias (1ª EM)

 

“Foi uma das melhores viagens que eu já fiz. Foi extremamente organizada e o hotel de alta qualidade. A programação bem-feita e superou minhas expectativas. Espero mais viagens como essa” - Clara Pombo (1ª EM)

 

“Foi uma viagem maravilhosa, muito bem organizada para que pudéssemos aproveitar o máximo no menor tempo possível. Além disso a comida estava ótima, o hotel sensacional e sem falar nos laços de amizade que acabamos criando.” - Danilo Jesus (1ª EM)

 

“A viagem foi organizada de forma muito boa. Os museus eram muito interessantes e o musical excelente. A interação entre professores alunos maravilhosa.” - João Irurá (1ª EM).

"Um dos melhores passeios que já fiz pela escola, foi maravilhoso estar ao mesmo tempo me divertindo com todo mundo e aprendendo um pouco mais sobre geografia. Com certeza vou levar pra vida, e eu espero sinceramente que tenham mais passeios iguais a esse até a minha saída do colégio, experiência única!"  -  Bruna Botelho (1ª EM).

“Essa excursão já faz parte das expectativas dos nossos alunos, uma viagem a algum evento marcante na vida cultural do país, que nos mantêm pioneiros neste tipo de ação educacional pedagógica, frente aos demais colégios de Niterói. Foi um show de conhecimentos além muros de Niterói!”, concluíram os professores envolvidos.

 

 


Postado em 07 de Novembro de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos