Ensino Médio na Feira de Humanidades
Alunos refletiram sobre os desafios apresentados pela situação atual dos biomas e dos povos que neles vivem

Realizada no dia 21 de outubro de 2017, a Feira de Humanidades do Salesiano Santa Rosa foi além das expectativas! Inspirado no tema da Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas brasileiros e defesa da vida”, o evento foi a culminância de um grande projeto de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e contou com exposições de trabalhos escolares e universitários, campanhas socioambientais, premiação de olimpíadas acadêmicas e muito mais.
Confira um pouquinho do que o Ensino Médio apresentou no evento:
O projeto foi desenvolvido pelas turmas do Ensino Médio, que representaram a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa, aprofundando conhecimentos sobre crenças e religiosidades de cada um dos biomas brasileiros e ainda apresentando soluções e ideias para amenizar os principais problemas de cada bioma.
Sob a orientação de professores da área de Humanas, os grupos apresentaram informações sobre as características da cultura e folclore, os aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos das regiões lecionadas, além de pratos típicos para a degustação dos visitantes.
Muitos alunos vieram ao evento caracterizados com trajes típicos, dançaram, apresentaram músicas locais e decoraram seus stands com enfeites que lembravam a cultura, a fauna e a flora dos biomas pesquisados.
“Buscamos refletir sobre os desafios apresentados pela situação atual dos biomas e dos povos que neles vivem. Trabalhamos com seus aspectos culturais, históricos, geográficos e religiosos. Abordamos as principais iniciativas já existentes para a manutenção de nossa riqueza natural básica. Apontamos propostas sobre o que podemos e devemos fazer em respeito à manutenção e à preservação de cada bioma”, resumiu a equipe pedagógica do Ensino Médio.
Houve ainda uma Mostra Independente de alunos da 3ª série, revelando artistas com releituras de obras consagradas.
O Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, obra social salesiana, contagiou a todos com alegria e carisma. A instituição também participou com um stand de artesanatos.
A Biblioteca Escolar promoveu mais uma edição do “Troca-Troca Literário”, com escambos de livros, Histórias em Quadrinhos, DVDs de filmes e músicas e marcadores de livros. E ainda contou com a parceria da escritora Ana Lúcia Merege, que promoveu uma sessão de conversa e oficina sobre “Minicontos fantásticos”.
O evento contou com uma exposição interdisciplinar de alunos de Escolas Integradas ao Salesiano, ações sociais e mais stands da Luminus Geekie e da loja Santa Ignorância, de artigos literários.