Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2017 Matéria: Ensino Fundamental Feira de Humanidades

Ensino Fundamental Feira de Humanidades

“Biomas brasileiros e defesa da vida” (CF2017) Foi um evento grandioso!


Ensino Fundamental Feira de Humanidades

Realizada no dia 21 de outubro de 2017, a Feira de Humanidades do Salesiano Santa Rosa foi além das expectativas! Inspirado no tema da Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas brasileiros e defesa da vida”, o evento foi a culminância de um grande projeto de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e contou com exposições de trabalhos escolares e universitários, campanhas socioambientais, premiação de olimpíadas acadêmicas e muito mais.

 

O 6º ano EFII promoveu animadas e criativas sessões de “Contação de Histórias” ao longo de todo o evento. Os textos de temas variados foram criados pelos próprios estudantes nas aulas de Redação, em parceria também com as disciplinas de Ciências, Língua Estrangeira e Ensino Religioso.

 

As atividades contaram ainda com a “Cafeteria: Ponto de Encontro”, um espaço criado pelos professores de Geografia e História com intuito de promover a integração dos pais/responsáveis.

 

O 7º ano EFII organizou uma oficina de bonecas africanas, destacando tradições de povos do continente e abordando a inculturação. O trabalho foi desenvolvido pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação.

 

Os educandos desenvolveram, nas aulas de Ciências, jogos pedagógicos os quais foram apresentados na Feira, com intuito de propiciar a reflexão com o meio ambiente. Momento que propiciou a troca de informações através de uma atividade lúdica.

 

As turmas organizaram nas aulas de História e Geografia uma exposição com Mapas destacando a Presença Salesiana no Mundo. Os salesianos estão presentes em mais de 130 países com diferentes obras e frentes de trabalho. São milhões de jovens atendidos através de obras sociais, escolas, universidades, editora, missões e paróquias.

 

O 8º ano EFII, mais uma vez, emocionou a todos em nova fase do projeto “Memórias – Encontro das Gerações”, que envolve ações de inclusão e integração com pessoas idosas. Os jovens fizeram uma mostra com fotos sobre os trabalhos realizados junto a Casa Convívio, instituição filantrópica da Fraternidade Anawin de São Francisco de Assis, criada com a finalidade de oferecer atenção a idosos, como uma opção de convivência saudável e produtiva. O trabalho foi coordenado pelas disciplinas de História, Geografia e Ensino Religioso, com parceria de Ciências.

 

A disciplina de Matemática também chegou como parceira através de criação de maquetes que projetavam uma moradia adaptativa para idosos com foco na sustentabilidade.

 

Abraçando os convivas da Casa Anawin em mais uma ação, o Salesiano, por intermédio da professora Sandra Volpi, direcionou à instituição uma cadeira de rodas que recebeu junto ao Projeto Acolher, da Rede IBIS, de arrecadação de anéis de lata, que são posteriormente vendidos para levantar fundos para a compra das cadeiras de rodas e doadas a quem precisa.

 

Outro projeto de imensurável emoção foi o “Tempo de delicadeza”, idealizado por disciplinas de Linguagens e Códigos, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol. O evento contou com pesquisas e adoções de instituições filantrópicas de diversas áreas de atuação. Os alunos organizaram campanhas solidárias e bazar beneficente onde todas as doações e verbas adquiridas seriam direcionadas às instituições escolhidas:

 

A Sociedade dos Jovens Salesianos, formada pelos alunos do 9º ano EFII, promoveu uma exposição sobre “A História do Brasil ilustrada”, englobando as disciplinas de História e Geografia. E, em parceria com os educandos e educadores do Centro Juvenil Mamãe Margarida (obra social salesiana), montaram um stand de artesanatos regionais, explorando o conceito e estratégias de empreendedorismo. Essa ação foi realizada em parceria com a disciplina de Matemática.

 

E mais, os Jovens apresentaram, no Multimídia, curtas como parte das atividades de Língua Portuguesa, envolvendo as leituras realizadas na Plataforma Árvore de Livros.

 

Englobando trabalhos desenvolvidos junto ao EFII, o Laboratório de Ciência apresentou a exposição interativa “Computação Criativa”, reforçando a importância das tecnologias educacionais na formação dos educandos. Um dia antes da Feira de Humanidades, o projeto foi exibido na IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Niterói - RJ) e voltou de lá com a indicação para a participação na edição estadual do evento.

 

O Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, obra social salesiana, contagiou a todos com alegria e carisma. A instituição também participou com um stand de artesanatos.

 

A Biblioteca Escolar promoveu mais uma edição do “Troca-Troca Literário”, com escambos de livros, Histórias em Quadrinhos, DVDs de filmes e músicas e marcadores de livros. E ainda contou com a parceria da escritora Ana Lúcia Merege, que promoveu uma sessão de conversa e oficina sobre “Minicontos fantásticos”.

 

O evento contou também com exposição interdisciplinares de alunos de Escolas Integradas ao Salesiano e mais stands da Luminus Geekie e da loja Santa Ignorância, de artigos literários.

 


Postado em 07 de Novembro de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos