Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal

Convívio

Em nova etapa, o projeto “Memórias – Encontro das Gerações” segue garantindo momentos de inclusão entre jovens e idosos


Convívio

O Salesiano Santa Rosa promoveu mais uma etapa do projeto interdisciplinar “Memórias 2017”. Protagonizado pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, a atividade envolve ações de inclusão e integração com pessoas idosas. No dia 28 de setembro, os estudantes receberam os convivas da Casa de Convívio Anawin para um “Café da Tarde”.

 

O projeto vem sendo desenvolvido em etapas ao longo do ano. Em agosto, os alunos foram visitar os idosos na Casa de Convívio. Cada grupo de alunos “adotou” um idoso e ficou responsável por realizar um trabalho investigativo sobre a pessoa adotada por eles, respeitando a proposta de cada componente curricular. Essa etapa contou com a coordenação da professora de História, Juliana Lage e do professor de Geografia, Graciano Marques, e do professor de Ciências, Vagner Luiz Batista. Clique aqui e confira como foi esse momento especial!

 

Chegado o dia de retribuir a visita, educadores e alunos salesianos abraçaram com entusiasmo o evento. Todos motivados para compartilhar carinhos e conhecimentos.

 

O encontro contou com oficinas artísticas, literárias e pastorais: a professora de Ensino Religioso, Tânia Cristina de Araujo, organizou uma oficina dos retalhos. Os convivas escreveram mensagens e desenharam em recortes de tecido, contando a experiência vivenciada no contato de nossos alunos. Esses cortes de pano serão costurados e dados de presente a Casa de Convívio.

 

A bibliotecária Amélia Cristina Ferreira desenvolveu a “oficina da poesia”, na qual alunos e convivas declamaram textos, dividindo momentos de pura emoção.

 

Os estudantes desenvolveram ainda uma maquete de cômodos de apartamento/casa para idosos, respeitando as restrições que cada um apresenta. Cada cômodo destacou um ponto importante que deve ser lembrado para que o idoso tenha uma qualidade de vida em sua moradia. A atividade foi realizada nas aulas de Matemática com a professora Helena Torrão Areias.

 

Como parte das atividades de Ciências, com orientação do professor Vagner Luiz Batista, os alunos organizaram um lanche de confraternização, baseados em estudos nutricionais e nas restrições alimentares dos convidados.

 

“No baú das memórias, desenhamos o mundo através da sensibilidade e da emoção. O encontro das gerações é um momento que só engrandece a alma daquele que é capaz de ver no outro o que ele tem de melhor. Sem palavras! Nossos sentidos foram tocados e agraciados”, comentou a Supervisora pedagógica do EFII, Cristiane Pelodan.

 

O projeto terá sua culminância na Feira de Humanidades – evento pedagógico de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que contará com exposições de trabalhos escolares e universitários, campanhas socioambientais, olimpíadas acadêmicas, palestras e oficinas, etc.

  

A Casa Convívio é uma instituição filantrópica da Fraternidade Anawin de São Francisco de Assis, criada com a finalidade de oferecer atenção a idosos, como uma opção de convivência saudável e produtiva. Saiba mais e apoie a causa: http://blogcasaconvivioanawin.blogspot.com.br

 

 


Postado em 06 de Novembro de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos