Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2017 Matéria: Inspetoria São João Bosco

Inspetoria São João Bosco

Pronunciamento Oficial: Carta às Comunidades Educativo-Pastorais da Presença Salesiana e sociedade de Niterói-RJ


Inspetoria São João Bosco

    Warning: opendir(destaques/destaque_760/galeria_760/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Carta às Comunidades Educativo-Pastorais do Colégio Salesiano Santa Rosa, Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Sociedade de Niterói - RJ.

Belo Horizonte - MG, 29 de outubro de 2017.



Cumpre à Inspetoria São João Bosco – ISJB (Mantenedora do Colégio Salesiano Santa Rosa e demais Obras Salesianas de Niterói - RJ) esclarecer alguns fatos diante da publicação recente de algumas informações sobre a parceria com a instituição Glem.

O primeiro ponto de esclarecimento é que há, sim, um diálogo da ISJB com a instituição Glem para analisar as condições de uma possível parceria entre as duas partes.

O segundo ponto a ser destacado, talvez o mais importante, pois este diz respeito ao serviço prestado na Comunidade pelos Salesianos, é que as atividades sociais, educacionais e de evangelização não serão descontinuadas. Ao contrário, o que se estuda é o aprimoramento do serviço para cumprir, com excelência, a missão da ISJB. Participam deste estudo profissionais qualificados de diversas áreas.

Ainda referente à missão e aos serviços prestados, vale ressaltar que recentemente a ISJB encerrou as atividades do Cesam - RJ (Programa de Aprendizagem dos Salesianos), localizado no Bairro Riachuelo do Rio de Janeiro - RJ, por falta de recursos. A referida Unidade encaminhava mais de mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho e, infelizmente, tivemos que findar este trabalho. Este exemplo nos leva pensar e criar alternativas, como parcerias com a iniciativa pública ou privada, para melhor desenvolver o trabalho social na região em que atuamos e efetivar o legado que nos foi confiado por Dom Bosco, fundador da Família Salesiana.

Cabe ainda evidenciar que no diálogo desta parceria não está prevista a venda de nenhum espaço salesiano, e é premissa da ISJB que os serviços atuais do Colégio, Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida e Paróquia sejam mantidos em sua integridade. Acreditamos ainda que todo o tipo de parceria que a instituição desenvolve deve ser benéfica para ambas partes, mas, principalmente, para as pessoas da região – assim enxergamos as inúmeras possibilidades de movimentação da economia local, geração de empregos, supressão de carências locais, como a falta de estacionamento, e outros benefícios. O desenrolar dessas tratativas conta com estudos de renovação e modernização dos espaços esportivos, de cultura e lazer do Colégio, incluindo novos serviços.

E por último, é importante dizer que a Família Salesiana possui um apreço e carinho pela cidade de Niterói, pois foi esta cidade que acolheu a primeira Casa Salesiana do Brasil. O nosso intuito, pois, é expandir, com qualidade, os nossos serviços e acolher com dedicação e entusiasmo as crianças, os adolescentes e os jovens da região. A história e os valores salesianos jamais irão se apagar, são indeléveis.

Findamos este anúncio afirmando que, na medida em que as tratativas estiverem evoluídas entre as partes, e também com o Poder Público (que julgamos ser a parte mais interessada, pois esta conexão visa benefícios para a população), nós intensificaremos o diálogo com as várias partes da sociedade de Niterói.



Atenciosamente,


Diretoria da Inspetoria São João Bosco


Postado em 29 de Outubro de 2017 - Categoria: Família e Escola