Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2017 Matéria: Salesiano na Mídia

Salesiano na Mídia

Jornal O Fluminense destaca projetos do Ensino Médio do Salesiano


Salesiano na Mídia

    Warning: opendir(destaques/destaque_756/galeria_756/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original
O Colégio Salesiano Santa Rosa foi destaque no Jornal O Fluminense, em matéria espontânea intitulada "Na reta final do ENEM". A reportagem saiu na versão online hoje, 27/10, e sairá no Caderno Especial de Educação do jornal neste domingo, 29/10.
 
A matéria traz fotos e depoimento de alunos do Salesiano e uma fala do supervisor pedagógico do Ensino Médio, Helber Boldrini, que apresenta projetos diferenciais da unidade, como o "Vest Salê", e antecipa algumas novidades para 2018, como o "Ensino Médio Integral".
 
 
Salesiano na Mídia
 
 
Confira a reportagem:
 
Revista
Na reta final do Enem
Colégios investem em preparação que torna a rotina de estudos mais produtiva
 
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a rotina de estudos dos inscritos se intensifica. Para agregar mais conhecimento aos que vão prestar as provas, que acontecem dias 5 e 12 de novembro, escolas oferecem complementos como aulas extras, simulados, atividades alternativas, testes vocacionais, entre outras opções, com o objetivo de trazer diferentes vivências aos alunos.

Assim como é importante a dedicação em sala de aula, é essencial ter uma rotina de estudos em casa. Para tornar a programação mais leve e menos estressante, algumas unidades de ensino promovem atividades interativas para despertar o interesse do jovem nas matérias. Para o estudante Daniel Wendhausem, de 17 anos, que deseja cursar engenharia mecânica ou elétrica, o momento é para expandir e testar seus conhecimentos.

“A escola oferece muitas oportunidades, tanto na educação quanto no esporte, mas, acima de tudo, forma cidadãos, trabalha virtudes e transmite ensinamentos que serão levados pelo resto da vida. Acho que eventos como olimpíadas pedagógicas internas e externas são ótimas propostas, pois nos trazem uma variedade de conteúdos”, conta. 

Para preparar melhor os alunos para o Enem e o vestibular, o Colégio Salesiano criou o projeto “Vest Salê”. A ação engloba programações como o Salão do Vestibular, espaço preparado para alunos do ensino médio reservado para assuntos focados nos exames; a Monitoria Universitária, que conta com a presença de monitores especializados que auxiliam os alunos reforçando os conteúdos; a Monitoria Voluntária, na qual os estudantes dividem com outros colegas seus conhecimentos; e os simulados, que são baseados em provas do Enem e das principais universidades públicas e privadas, entre outros programas.

De acordo com o supervisor do ensino médio do Salesiano Santa Rosa, Helber Luiz Boldrini, a escola desafia constantemente o aluno.

“Na carga horária de 40 aulas semanais são ensinados os conteúdos necessários para que o aluno consiga um bom desempenho nos exames. Oferecemos também aulas de aprofundamento em redação e o Projeto Enem todos os sábados. Além de utilizar o material da rede, que também é digital”, destacou.

Boldrini destaca também o suporte psicológico dado aos alunos neste período. Segundo ele, os estudantes são assistidos, orientados e trabalhados para terem todo o equilíbrio emocional necessário para passar pelos desafios a que serão submetidos. 

“Além desta assistência, próximo às datas dos exames temos momentos de relaxamento que são necessários para aliviar a tensão. Ainda trabalhamos o ano inteiro com palestras motivacionais e com profissionais de diversas áreas para que os alunos conheçam todas as profissões”, declarou Helber.

Complementos

Com o intuito de amadurecer as escolhas dos alunos, o colégio oferece palestras, rodas de conversa e congresso científico-tecnológico para o ensino médio, e programa mostras de informações profissionais, com exposição de núcleos de pesquisas e estandes das universidades. 

“Para o próximo ano, estamos comprometidos com a excelência e a qualidade, e passaremos a funcionar em regime integral em todas as séries do ensino médio. Também vamos inserir na grade curricular metodologias de ponta que respondem à demanda de organização de estudos para a geração que estamos formando”, concluiu.

A estudante Juliana Trindade, de 17 anos, que cursa o 3° ano no Salesiano, sonha cursar medicina. Ela diz que, além de prestar atenção nas aulas, é importante chegar em casa e revisar os conteúdos. 
“Sempre reviso os assuntos dados na sala e relembro matéria de anos anteriores. As atividades propostas pela escola também são importantes para o meu desenvolvimento e crescimento”, declarou. 

O Fluminense


Postado em 27 de Outubro de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos