Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2017 Matéria: Pastoral Juvenil Salesiana

Pastoral Juvenil Salesiana

Evento de avaliação e planejamento em prol da missão de educar e evangelizar a juventude


Pastoral Juvenil Salesiana

O Salesiano Santa Rosa sediou no dia 18 de setembro de 2017 um dos Encontros Regionais da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), ligadas à Inspetoria São João Bosco (ISJB). O evento teve como objetivo a avaliação e o planejamento pastoral das várias unidades educativa-evangelizadoras presentes nas regiões da ISJB.

 

Participaram cerca de 20 representantes de todas as Escolas e Unidades Sociais presentes em Resende-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Rio de Janeiro-RJ e Niterói-RJ. Da cidade anfitriã participou também um jovem representante da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora.

 

O encontro começou com a acolhida e coordenação dos salesianos Pe. Márcio José Montandon Marçal, e Pe. Edilson Agreson da Silva, respectivamente, diretor geral e diretor pastoral dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, de Niterói RJ.

 

O Encontro contou com um momento de oração, coordenada pelo Prof. João Carlos Rodrigues e pelos jovens do Colégio Salesiano de Rocha Miranda (RJ).

 

Durante todo o dia os presentes puderam avaliar a PJS nas Unidades a partir do POI e do PEPS Inspetorial e, ainda, planejar atividades para 2018, tendo em vista a proposta do Calendário Inspetorial e dos temas que nortearão o próximo ano. A Carta de Identidade do Conselho Local da AJS foi estudada, como também, o projeto da JMS.

 

A avaliação foi realizada a partir dos indicadores Pastorais do Projeto Orgânico Inspetorial (POI) e do Projeto Educativo-pastoral Salesiano (PEPS). Foram tratados, também outros temas como a Juventude Missionária Salesiana (JMS) e a oficialização dos grupos de JMS que forem surgindo e, ainda, foi estudada a Carta de Identidade dos Conselhos Locais da AJS.

 

O encerramento foi realizado na Celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Ricardo Mole, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana.

 

O evento aconteceu em sintonia com os Encontros Regionais da PJS promovidos em Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

 

Fonte: ISJB


Postado em 28 de Setembro de 2017 - Categoria: Família e Escola