Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal

Ciências

As aulas no Salesiano ultrapassam o estudo teórico e se ampliam em atividades práticas e lúdicas


Ciências

 O Salesiano Santa Rosa incentiva maneiras lúdicas e interativas de se transmitir a matéria didática para motivar no aluno o gosto pelo conhecimento. Assim são as aulas de Ciências no Colégio, especialmente, as que são promovidas no Laboratório do colégio.

 

Para a Rede Salesiana Brasil - Escolas “Uma vez que aprender significa estabelecer relações, é necessário que as atividades propostas estejam relacionadas ao universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno, para que, a partir daí, ele possa ir além, ultrapassar o senso comum e posicionar-se”.

 

Assim, as aulas no Salesiano ultrapassam o estudo teórico e se ampliam em atividades práticas, lúdicas e com muitas descobertas. Entre os exemplos está uma atividade desenvolvida com os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental II.

 

Nessa aula, a professora Sandra Volpi e os educadores do Laboratório de Ciências organizaram uma atividade de estudo sobre minhocas, um ser que vive no solo, de forma que a teoria estudada em sala de aula pudesse ser observada por meio de algumas práticas.

 

A estratégia de observação desse ser levantou indagações pertinentes ao conteúdo estudado, dando oportunidade aos alunos de se posicionarem de forma reflexiva:

 

"A aula de hoje foi incrível! Estudamos sobre as minhocas e fiquei encantada com que vi", disse com entusiasmo a aluna Samara Oliveira.

 

"A aula foi muito educativa e interessante. Aprendi como a minhoca reage em contato com a luz e pude observar o corpo dela em detalhes", descreveu o estudante Tiago Ernesto Mesquita.

 

"Foi legal, pois pude realmente ver o que estava aprendendo na prática", Pedro Lorenzi.

 

"A aula foi muito boa. Adorei ver a minhoca se movimentando", comentou a aluna Alice Spinelli.


Postado em 25 de Agosto de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos