Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II e MÉDIO 2017 Matéria: IV Concurso de Cosplay e I Mostra de Art

IV Concurso de Cosplay e I Mostra de Art

Eventos que estimulam a leitura, criatividade e cultura


IV Concurso de Cosplay e I Mostra de Art

O Colégio Salesiano Santa Rosa promoveu no dia 05 de agosto de 2017 dois grandes eventos pedagógicos de promoção da arte e da cultura: o IV Concurso de Cosplay e a I Mostra de Artes. O evento estreou a programação em homenagem à Dom Bosco, pelo seu aniversário 202 anos de nascimento.

 

COSPLAY

 

O evento já se tornou tradição no Salesiano. A ideia foi lançada pela equipe da Biblioteca Escolar para compor as atividades do Clube de Leitores e o projeto de incentivo à leitura. A ideia é convidar a pessoa a se fantasiar e representar um personagem real ou ficcional.

 

Assim, o teatro do Colégio foi dominado por cosplayers do universo literário, filmes, HQs, séries de TV e da internet. Cada aluno desfilava sua personagem e apresentava em foto e/ou vídeo alguma informação sobre ela.

 

As apresentações foram divididas em três categorias - individual performática, desfile e grupo, e avaliadas por uma comissão constituída educadores e ex-alunos salesianos, que avaliaram quesitos como: fidelidade à personagem, figurino, representação, etc.

 

“O maio objetivo é promover a leitura. Fazer com que as pessoas percebam que a leitura não está somente encerrada nos livros, e que através de histórias e personagens o leitor pode ser protagonista”, esclareceu a bibliotecária Amélia Cristina Ferreira, idealizadora do projeto e anfitriã do evento.

 

Alunos premiados:

“Sempre costumo afirmar que uma Biblioteca, principalmente a escolar, deve ser mais que um acervo atualizado, um apoio pedagógico. Ela deve estar em todas as frentes de conhecimento e cultura, deve estar antenada com o que seu público está vivenciando culturalmente, com o que o jovem lê e para aonde a leitura o leva. Fiquei muito satisfeita em ver a alegria dos participantes, a torcida de seus amigos e a integração dos setores do colégio na missão de educar com amor e alegria”, concluiu a educadora.

 

I MOSTRA DE ARTES

 

O evento reuniu exposições e apresentações de trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e 1ª série do Ensino Médio, desenvolvidos nas aulas de Arte ao longo do ano. O evento foi promovido pela equipe de Arte e contou com a parceria e da turma do Teatro do Colégio e contou com dança folclórica, performance teatral, intervenções artísticas e muito mais.

 

Além da exposição física de trabalhos, os educandos apresentaram oficinas de movimentos artísticos que interagiam com o público. A ideia era promover a socialização e ampliar a visão sobre as múltiplas formas de manifestação artísticas.

 

Um trabalho que ganhou destaque foi a atividade “Sussurradeiras”, na qual alunos declamavam poesias no ouvido dos visitantes. A ação é inspirada no trabalho de um grupo de artistas de Salvador, Bahia.

 

A Oficina Livre de Teatro, coordenada pelo professor Ivan Faria, apresentou a performance "O rastro da liberdade", com referências à obra do pintor Paul Jackson Pollock e da dançarina e coreógrafa Pina Bausch.

 

A Mostra contou também com a colaboração e participação do educador Gilson Tavares, do Laboratório de Informática, na atividade interdisciplinar " Computação Criativa" apresentando os trabalhos "Cenários em Perspectivas" realizados nas aulas de Arte pelos alunos.

 

“Foi um momento de valorização cultural e artísticas em diversos formatos. Agradeço muito a todos que participaram! Foi gratificante ver as famílias presentes. Os objetivos foram alcançados e espero ansiosa pela próxima edição”, afirmou a professora de Arte Denise Moraes, idealizadora da Mostra, que contou com a atuação do também professor de Arte, Sergio Luiz Almeida.


Postado em 14 de Agosto de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos