Mostra de Informação Profissional
Projeto leva aos alunos conhecimento sobre cursos de formação, mercado de trabalho e escolha profissional

O Colégio Salesiano Santa Rosa promoveu sua XV Mostra de Informação Profissional (MIP), evento que reúne palestras com profissionais de diversas carreiras, stands universitários e exposições pedagógicas. Durante os dias 29 e 30 de junho de 2017, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio refletiram sobre mercado de trabalho e realização profissional e pessoal.
MESA-REDONDA / PALESTRA
Nos dois dias de evento foram organizadas mesas-redondas onde os palestrantes convidados falaram sobre as tendências e oportunidades do mercado de trabalho e os desafios de suas profissões. As palestras foram mediadas por professores e educadores da equipe pedagógica e diretiva do Colégio.
A escolha de carreiras para as palestras foi definida pela equipe pedagógica junto aos próprios alunos após pesquisa de interesse. Entre estas estiveram: Medicina, Biologia, Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade, Design, História, Direito, Administração, Economia, Carreira Militar, Engenharias (Civil, Mecânica, Química e Mecatrônica) e Arquitetura.
Os profissionais ressaltaram a importância de pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre as profissões, alinhando as habilidades e os desejos pessoais.
A Família Salesiana também se fez presente entre os palestrantes. A psicóloga Andréa Freitas, mãe do formando de 2016, Arthur Freitas; os ex-alunos Marcelino Carneiro, militar, e a arquiteta Fabíola Escobar. E ainda o economista Marcio Dutra, pai de aluna do Mary Cury, escola conveniada ao CSSR. Na feira universitária, a MIP contou com a participação de Joana D’arck, filha da bibliotecária Sylvia Caldas, do Salesiano RO.
FEIRA UNIVERSITÁRIA
A MIP 2017 contou com a tradicional Feira Universitária, onde renomadas instituições de ensino superior públicas e privadas apresentavam seus cursos e serviços aos alunos em stands. Entre as universidades estiveram: UFF, FGV, Ibmec, IBMR, PUC, Facha, Anhanguera, FMP/Fase, ESPM, Unilasalle, Cândido Mendes, Estácio, UVA, Souza Marques, Senai Cetiqt e Education USA (instituição com a missão de informar sobre o ensino superior nos EUA).
“A MIP teve como objetivo a apresentação das diversas profissões, como também, o esclarecimento dos aspectos práticos do exercício profissional e tendências de mercado. Foi um momento de muita expectativa dos alunos. Todos muito curiosos e interessados em absorver o máximo de informações para a escolha profissional. As palestras e a feira universitária foram enriquecedoras para todos que participaram do evento”, comentou José Luiz Menezes, coordenador do Salão do Vestibular do CSSR.
Entre as atrações diferenciadas:
A Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram simulações interativas de primeiros socorros com bonecos de anatomia que representavam partes do corpo humano.
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) levou profissionais que fizeram oficinas sobre avaliação postural e nutricional.
E alunos de Engenharia Mecânica da Estácio apresentaram “um braço robótico para manusear materiais sensíveis, como substâncias tóxicas, radioativas ou explosivas. O protótipo traz uma garra articulada e reproduz os movimentos humanos”. A apresentação dessa atração foi destaque no jornal O Globo.
A proposta é organizada pela equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pela coordenação do Salão do Vestibular, integrando as atividades pedagógicas do Projeto Vest Salê.