Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II e MÉDIO 2017 Matéria: Mostra de Informação Profissional

Mostra de Informação Profissional

Projeto leva aos alunos conhecimento sobre cursos de formação, mercado de trabalho e escolha profissional


Mostra de Informação Profissional

O Colégio Salesiano Santa Rosa promoveu sua XV​ Mostra de Informação Profissional​ (MIP), evento que reúne palestras com profissionais de diversas carreiras, stands universitários e exposições pedagógicas. Durante os dias 29 e 30 de junho de 2017, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio refletiram sobre mercado de trabalho e realização profissional e pessoal.

 

MESA-REDONDA / PALESTRA

 

Nos dois dias de evento foram organizadas mesas-redondas onde os palestrantes convidados falaram sobre as tendências e oportunidades do mercado de trabalho e os desafios de suas profissões. As palestras foram mediadas por professores e educadores da equipe pedagógica e diretiva do Colégio.

 

A escolha de carreiras para as palestras foi definida pela equipe pedagógica junto aos próprios alunos após pesquisa de interesse. Entre estas estiveram: Medicina, Biologia, Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade, Design, História, Direito, Administração, Economia, Carreira Militar, Engenharias (Civil, Mecânica, Química e Mecatrônica) e Arquitetura.

Os profissionais ressaltaram a importância de pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre as profissões, alinhando as habilidades e os desejos pessoais.

 

A Família Salesiana também se fez presente entre os palestrantes. A psicóloga Andréa Freitas, mãe do formando de 2016, Arthur Freitas; os ex-alunos Marcelino Carneiro, militar, e a arquiteta Fabíola Escobar. E ainda o economista Marcio Dutra, pai de aluna do Mary Cury, escola conveniada ao CSSR. Na feira universitária, a MIP contou com a participação de Joana D’arck, filha da bibliotecária Sylvia Caldas, do Salesiano RO.

 

FEIRA UNIVERSITÁRIA

 

A MIP 2017 contou com a tradicional Feira Universitária, onde renomadas instituições de ensino superior públicas e privadas apresentavam seus cursos e serviços aos alunos em stands. Entre as universidades estiveram: UFF, FGV, Ibmec, IBMR, PUC, Facha, Anhanguera, FMP/Fase, ESPM, Unilasalle, Cândido Mendes, Estácio, UVA, Souza Marques, Senai Cetiqt e Education USA (instituição com a missão de informar sobre o ensino superior nos EUA).

 

“A MIP teve como objetivo a apresentação das diversas profissões, como também, o esclarecimento dos aspectos práticos do exercício profissional e tendências de mercado. Foi um momento de muita expectativa dos alunos. Todos muito curiosos e interessados em absorver o máximo de informações para a escolha profissional. As palestras e a feira universitária foram enriquecedoras para todos que participaram do evento”, comentou José Luiz Menezes, coordenador do Salão do Vestibular do CSSR.

 

Entre as atrações diferenciadas:

 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram simulações interativas de primeiros socorros com bonecos de anatomia que representavam partes do corpo humano.

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) levou profissionais que fizeram oficinas sobre avaliação postural e nutricional.

 

E alunos de Engenharia Mecânica da Estácio apresentaram “um braço robótico para manusear materiais sensíveis, como substâncias tóxicas, radioativas ou explosivas. O protótipo traz uma garra articulada e reproduz os movimentos humanos”. A apresentação dessa atração foi destaque no jornal O Globo.

 

A proposta é organizada pela equipe do Serviço de Orientação Educacional​ (SOE) e pela coordenação do Salão do Vestibular​, integrando as atividades pedagógicas do Projeto Vest Salê​.


Postado em 10 de Julho de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos