Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2017 Matéria: Somos Família

Somos Família

Atividade interdisciplinar reflete sobre os diversos tipos de instituições, especialmente, a familiar


Somos Família

 

 Refletir sobre os diversos tipos de instituições, especialmente, a familiar. Essa foi a proposta da atividade interdisciplinar de Arte e Ensino Religioso desenvolvida com o 6º ano do Ensino Fundamental II do Salesiano Santa Rosa. A atividade se inspirou ainda nas reflexões da Estreia Salesiana 2017, que traz o tema “SOMOS FAMÍLIA! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

 

Dentre as atividades realizadas nas aulas de Ensino Religioso, os alunos realizaram uma dinâmica para estudar sobre “Família biológica”. Os estudantes trouxeram de casa uma foto de um momento em família importante - viagem, sacramentos, lazer, etc. E, a partir daí, pesquisaram sobre algumas tradições da família como crenças, valores, religião, memória, objetos, culinária.

 

Em continuidade, com as fotos em formato digital, os educandos estilizaram a imagem escolhida com o uso de um aplicativo de edição de imagem, que deixam as imagens com efeitos de cartoon ou estilo de pintura.

 

A atividade trabalhou, especialmente, com o tema da Estreia, que são diretrizes da obra salesiana, divulgadas anualmente pelo Reitor Mor da Congregação, a ser refletida e aplicada em todas as instituições salesianas do mundo. Em 2017, apresentada pelo padre P. Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, que traz como tema: “SOMOS FAMÍLIA! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

 

“Trabalhei o tema da Estreia 2017 em sintonia com o conteúdo “instituições”, do material didático de Ensino Religioso da Rede Salesiana Brasil - Escolas, de modo especial a instituição “família” pedra angular da sociedade”, comentou a professora Tânia.

 

“Pe. Ángel fala inicialmente sobre a família como uma realidade humana muito concreta, em que se aprende a arte da vida e do amor. E diz que devemos estender a elas um “olhar educativo pastoral”. Na família a pessoa recebe um nome, experimenta afetos e realiza seu aprendizado, pois a família é a primeira escola para as crianças, o principal grupo de pertença para os jovens e o melhor abrigo para os idosos”, comentou a educadora.

 

Em sintonia com as diretrizes pastorais salesianas, a professora Tânia apontou o significado da família como grande sinal e sacramento de Deus, que é comunhão e amor.

 

Os trabalhos produzidos ficaram em exposição nos murais do Colégio no mês de junho de 2017.


Postado em 21 de Junho de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos