Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2017 Matéria: IV Encontro Continental da Escola

IV Encontro Continental da Escola

Evento internacional refletiu as estratégias e diretrizes educativo-pastorais salesianas


IV Encontro Continental da Escola

Aconteceu entre os dias 09 e 12 de maio de 2017 o IV Encontro Continental da Escola Salesiana na América (ESA IV). O evento aconteceu na Cidade de Medellín, Colombia, e reuniu centenas de participantes de dezenas de países de todo o continente americano. O encontro foi uma oportunidade de partilha e análise de experiências pedagógicas-pastorais significativas.

 

O ESA IV contou com intervenções de especialistas, laboratórios e partilha de práticas desenvolvidas em diversas escolas da Família Salesiana no continente americano. Além de importantes momentos eucarísticos, apresentações artíticas e momentos de confraternização.

 

Boas práticas pedagógicas – Colégio Salesiano Santa Rosa

 

Entre os trabalhos expostos esteve o projeto “Tecnologia a Serviço da Inclusão”, apresentado pela diretora pedagógica do Salesiano Santa Rosa, Simone Araujo Moreira. O projeto foi idealizado pelo educador Sergio José de Carvalho Junior, coordenador do Laboratório de Informática do Colégio, e já ocupa lugar de “case de sucesso” na trajetória de Educação Salesiana.

 

O projeto integra oficialmente o cenário de avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades especiais da Instituição. Esses estudantes têm, no “momento prova”, atendimento personalizado e recursos audiovisuais de acessibilidade e inclusão agregados ao mesmo instrumento que é aplicado a todos os outros alunos.

 

“Partilhar uma experiência como essa, com tantas possibilidades de adaptação, tem sido muito gratificante. É importante que as contribuições nesse campo se preocupem com o sentido prático de inclusão”, comenta a professora e mestra Simone.

 

 Participantes e Promotores

 

Presentes em mais de 131 países, nos cinco Continentes, os Salesianos são agrupadas por regiões, inspetorias e presenças locais. O ESA IV aconteceu na Inspetoria “São Luís Beltrão” da Colômbia–Medellín e reuniu mais de 350 participantes de 16 países de todo o continente americano.

 

Da Inspetoria São João Bosco (Brasil) participaram: o inspetor padre Orestes Fistarol; o vigário e diretor geral do Colégio Salesiano de Belo Horizonte, padre Ricardo Sacramento; o delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, padre José Ricardo Mole; o diretor geral dos Colégios Salesianos de Vitória-ES, padre Moacir Scari; o conselheiro inspetorial, padre Geraldo Silva; a assessora pedagógica da ISJB, Eliane Ribeiro. Além de Simone Araujo, do Salesiano SR. A equipe contou com a presença da gestora do Polo BH da RSB-Escolas, Rita Jellinek.

 

“As discussões fundamentais giram em torno do desafio de viver o Sistema Preventivo de Dom Bosco em um contexto de sociedades globalizadas e de revolução científico-tecnológica”, conta o padre Orestes.

 

Diferencias, Diretrizes e Desafios

 

Em 2016, em preparação ao ESA IV, os Salesianos da América e do Caribe realizaram uma pesquisa para refletir sobre como as famílias percebem a realidade da Escola Salesiana. O resultado deste exame foi compilado em uma publicação destacando os diferencias, as diretrizes e os desafios do processo de educação e evangelização salesiano e divulgado no Encontro Continental – América e Caribe.

 

A pesquisa apontou a força da identidade e da tradição pedagógica-pastoral salesiana.

  

“A escola salesiana é valorizado não só em termos de bom ensino (desempenho, sucesso ...), mas também, e acima de tudo, a educação abrangente. Ela propõe uma educação de valores, que leva em conta aspectos cognitivos, emocionais e proporciona ao educando se tornar um "bom cristão e honesto cidadão”. A Escola Salesiana aparece aberta ao meio ambiente e ao diálogo entre unidades familiares a  fé, a cultura e que prepara para a vida.

 

Reconhecer os aspectos mencionados acima nos lembra que a escola salesiana é uma contribuição para a sociedade e para a Igreja, sem a qual ninguém podia compreender a educação em nossos países. Sua identidade e papel em um contexto social de mudanças rápidas não são apenas legítimo, mas essencial, como qualquer observador pode dizer que objetivamente analisar essas páginas.”

 

(Escuela Salesiana América, testimonios Y tendencias 2017, pág. 265)

 “A realidade viva da Escola Salesiana América com seus respectivos encontros, políticas, linhas de ação e indicadores tem sido fonte e estímulo para nossas instiuições em todo o continente e, além disso, nos tem animado a criar grandes convergências nos encontros inspetoriais e regionais. A evangelização é nossa paixão e encontramos na educação a oportunidade para esta mudança de mentalidade e de cultura, necessárias para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo como salvação de Deus”, comentou a comissão organizadora do evento.

 

 

 

Fonte:

 

Escuela Salesiana América

Inspetoria São João Bosco

 


Postado em 05 de Junho de 2017 - Categoria: Família e Escola