Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2013 Matéria: Ser Salesiano!

Ser Salesiano!

Celebração de acolhida reflete a espiritualidade salesiana e fortalece o compromisso de um ano de comunhão.


Ser Salesiano!

Acreditando na potencialidade dos alunos, na parceria das famílias e confiantes em sua proposta pedagógica, o Colégio Salesiano Santa Rosa celebrou o início do ano letivo reunindo a comunidade acadêmica em encontros eucarísticos especiais de acolhida aos alunos novos. As missas foram celebradas no dia 25 de fevereiro de 2013.

O CSSR se consolida por sua tradição e experiência acumulada ao longo dos quase 130 anos de fundação e por seu compromisso em oferecer aos educandos oportunidades diferenciadas e modernas de aprendizado. Em sua essência, a missão vocativa salesiana consiste em formar bons cristãos, bons profissionais e honestos cidadãos.

Nessa jornada, a parceria e companheirismo dos estudantes, seus familiares e educadores são imprescindíveis. Assim, juntos, favorecemos a formação integral de nossas crianças e jovens. Reforçando essa visão, destaca-se um trecho do livro “Pedagogia do Amor”, que reflete os princípios educativos de Dom Bosco:

“O Sistema Preventivo – religião, razão e afeição demonstrada - só pode ser vivido quando todos estão empenhados na criação de uma comunidade educativa, com sentido de pertença e participação, num clima de família. A familiaridade se expressa na amizade, na aproximação. A chave da familiaridade é o clima de alegria.”

A celebração foi presidida pelo Padre Pedro José da Trindade, diretor geral do CSSR, que reforçou essa premissa e falou ainda sobre espiritualidade:

“Celebrar uma eucaristia de acolhida é reconhecer que quem nos conduzirá neste ano é Deus e que um jovem salesiano é um jovem aberto ao crescimento espiritual. Os salesianos, além da preocupação com uma formação intelectual de qualidade estão preocupados com a formação integral de seus jovens, e isso perpassa necessariamente a formação espiritual”, afirmou o educador.

Em tempo de Quaresma e Campanha da Fraternidade, a missa refletiu sobre a misericórdia de Deus e nossas relações interpessoais em sintonia com esse tempo litúrgico que estamos vivenciando, que revive o sofrimento de Jesus até sua redenção, vitória e ressurreição. A CF2013 destaca a Juventude e, com o tema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), ressalta o protagonismo e entusiasmo do povo em se colocar a serviço de Deus em prol de um mundo mais solidário e justo.

O evento contou ainda com a presença especial do Padre Geraldo Magalhães, vigário paroquial, do Diácono Marco Aurélio, diretor administrativo do CSSR, e Celso Gomes, da Pastoral CSSR.

Refletindo o carisma salesiano, a diretora executiva Eliane Ribeiro afirmou: “Dom Bosco, fundador da congregação, hoje está em festa e se alegrando porque desejava ver seus jovens ao redor do altar em oração”. A cerimônia contou ainda com um agradecimento a Deus pelos pais e responsáveis que confiaram para este ano de 2013 uma parcela da educação de seus filhos ao Salesianos SR. Que façamos um ano de parceria e sucesso, afinal nestes 130 anos de história “o nosso maior presente é o seu futuro!”.

“Viva o entusiasmo de aprender!”


Postado em 14 de Março de 2013 - Categoria: Confraternização