Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2013 Matéria: Salesiano Santa Rosa trabalha com aulas reflexivas

Salesiano Santa Rosa trabalha com aulas reflexivas

Forma de estudo desperta o interesse dos alunos do Ensino Fundamental II


Salesiano Santa Rosa trabalha com aulas reflexivas

Os educadores da RSE entendem a educação como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa. Nesse sentido, a educação ultrapassa o espaço da escola e incide sobre a totalidade da vida do educando.

As religiões, por meio de suas doutrinas, regras, normas de convivência e teologias, transmitem os conceitos que possuem de humanidade, de mundo e de Deus. Com base nessa reflexão, Marcelo Musulão, professor de Ensino Religioso, organizou um seminário com seus alunos. Seguindo as orientações do professor, os alunos foram registrando no quadro as descobertas, curiosidades, fatos interessantes e as construíram juntos as principais conclusões sobre cada uma das religiões estudadas.

Arte é emoção e para que seus alunos possam representar o que sentem, Denise Pinheiro, professora de Artes, trabalhou a textura visual e a tátil de uma forma bem dinâmica e criativa. Primeiramente, a professora contou uma história para explicar aos alunos a atividade que eles iriam desenvolver.  Nessa história, ela introduziu as diversas áreas do conhecimento e, através de uma música criada por ela, os alunos foram explorando cores e texturas na confecção da Garatuja. Sob o olhar atento da professora, eles foram preenchendo os espaços em brancos dos objetos desenhados. Ao final, o mundo infantil virou uma arte abstrata.

Toda 2ª feira, a pedido da Pastoral, nossos professores realizam a Acolhida com seus alunos: um momento de reflexão. Foi dessa forma que Marcia Nemer, professora de Inglês do 8º ano, iniciou sua aula. Após esse momento, como forma de revisar os conteúdos que cairiam na prova, a professora escolheu o tema “Brasil 2014 World Cup” e preparou uma atividade em que pudesse avaliar o estudo feito até o momento pelos alunos.

Christianne Brito, professora de Português do 8º ano, realizou um debate com seus alunos sobre um dos temas trabalhado no livro extraclasse “Histórias Verdadeiras” de Giselda Laporta.  Para dar início a essa atividade, ela organizou uma “Roda de Conversa” na sala de aula. Aos poucos, os alunos foram emitindo seus pontos de vista e apresentando argumentos sobre cada ponto abordado: Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Bolsa Família, Consumismo, Falta de Limite... Quase no final do bate papo, a turma do 8ºC chegou a seguinte conclusão: “A geração atual sabe mais sobre seus direitos, mas desconhece seus deveres.”.

Você sabia? Em 2014, a Redação não será simplesmente uma nota dentro da disciplina de Português, mas terá o seu horário específico na programação semanal. Tal fato  permitirá ao professor acompanhar ainda mais intensamente cada aluno de forma diferenciada.

Salesianos 130 anos, talento para descobrir você!


Postado em 13 de Novembro de 2013 - Categoria: Família e Escola