Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II e MÉDIO 2017 Matéria: Tecnologia da Educação

Tecnologia da Educação

Uma nova perspectiva na utilização de recursos digitais para o segmento educacional


Tecnologia da Educação

As tecnologias estão transformando o processo de ensino-aprendizagem. Acompanhando essa tendência, o Salesiano Santa Rosa incentiva as práticas pedagógicas inovadoras para qualificar, aprimorar e dinamizar seu sistema de avaliação e promover um aprendizado lúdico e interativo.

 

Entre os exemplos da utilização de recursos digitais para o segmento educacional no Salesiano SR, podem-se citar: Material Didático Digital (MDD), Plataforma Adaptativa EDEBÊ, Árvore de Livros e inúmeras outras ações realizadas no Laboratório de Informática. Confira esses diferenciais!

 

Material Didático Digital

 

Investindo em tecnologias educacionais, a Rede Salesiana Brasil - Escolas e a Editora Salesiana EDEBÊ desenvolveram a versão digital de seu material didático. Esse novo formato conta com recursos de multimídia, vídeos, áudios, textos, atividades interativas, links e imagens que favorecem o processo de ensino-aprendizagem.

 

O projeto atende a todos os alunos do CSSR, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Através de suas ferramentas, os alunos são estimulados quanto a suas habilidades e competências cognitivas e sociais, como: leitura e interpretação de diferentes linguagens; mobilização de informações, conceitos e situações diversas; escrita; análise e interpretação de fatos e ideias; expressão oral; aprendizagem cooperativa, etc.

 

Para utilizar o material didático digital em sua plenitude o Salesiano Santa Rosa se preparou equipando suas salas de aula com projetores digitais e quadros interativos. Todas as salas possuem computadores e ponto de acesso à internet. Também foram instaladas antenas por todo espaço da escola de forma que toda área seja coberta pelo sinal wifi.

 

PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM ADAPTATIVA

 

A Plataforma EDEBÊ engloba: ferramentas de ensino e aprendizagem para cada aluno construir o seu conhecimento de forma personalizada; um ambiente diagnóstico para aprimorar o trabalho docente; uma área especial para acompanhamento de desempenho, entre outros recursos diferenciados.

 

O recurso é voltado para os estudantes do Ensino Médio e oferece um ambiente virtual de estudo como complemento às aulas presenciais, dispondo de um plano de estudo personalizado de acordo com seu desempenho, com aulas dinâmicas e interativas indicadas e monitoradas pelos professores. As avaliações diagnósticas são excelentes diferenciais na preparação para os exames de acesso ao ensino superior, com ENEM e vestibulares.

 

Árvore de Livros - Milhares de livros a um toque de distância

 

Como parte de seu projeto de leitura paradidática do currículo, o Salesiano SR se associou a maior plataforma de leitura digital do Brasil, oferecendo ao aluno o acesso gratuito e ilimitado a milhares de livros dos mais diversos gêneros em tablets, smartphones, computadores ou notebooks.

 

Nesta plataforma de e-books, a tecnologia está a serviço da leitura. Graças a sistemas e a ferramentas modernas, professores, bibliotecários e agentes de leitura poderão seguir de perto o comportamento de utilização de seus leitores, bem como suas dificuldades e preferências de leitura.

 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

O laboratório de informática do Salesiano SR é um espaço onde as turmas se encontram para desenvolver projetos das diversas áreas do conhecimento. Um verdadeiro espaço de aprendizado colaborativo, protagonismo, estudo e pesquisa acadêmica.

 

Diversas atividades são realizadas no laboratório, tais como:

 

  • Projeto de liderança – As turmas usam uma urna eletrônica virtual desenvolvida no Salesiano para elegerem seus representantes.
  • Computação Criativa – O Ensino Integral desenvolve games com foco na aprendizagem das competências que darão suporte aos componentes curriculares.
  • Provas on-line – Os alunos realizam avaliações ao computador das diversas áreas do conhecimento.
  • Prova Narrada – Projeto que visa, através das tecnologias da informação e comunicação, oportunizar condições de acessibilidade para os alunos que possuam necessidades educacionais especiais no momento da realização das avaliações do período.
  • Pesquisas – Os alunos tem a disposição às ferramentas do pacote Office, entre outras, para realizarem suas pesquisas acadêmicas.

 

O Salesiano conta ainda com equipe de tecnologia da educação e de informação preparadas para prestar todo o suporte necessário ao uso das ferramentas de aprendizagem digitais.

 

#Conectados

Assim a gente transforma o mundo


Postado em 17 de Abril de 2017 - Categoria: Tecnologias