Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2017 Matéria: Pastoral em Rede

Pastoral em Rede

Encontro de Pastoral em Rede da Inspetoria São João Bosco


Pastoral em Rede

Foi realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro de 2017, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Inspetorial de Pastoral em Rede. O evento reuniu os membros de seis comissões da Inspetoria São João Bosco (ISJB): Ação Social, Animação Missionária, Comunicação Social, Escolas e Ensino Superior, Inculturação e Paróquias.

O encontro foi aberto com uma Celebração Eucarística presidida pelo inspetor padre Orestes Fistarol e concelebrada por outros salesianos. Em seguida, o delegado da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), padre José Ricardo Mole, realizou a acolhida com a apresentação dos participantes e explicou a programação das atividades.

Logo após, padre Orestes apresentou a Carta de Animação Pastoral da ISJB. Intitulado “Somos Família, com Maria, em defesa da Vida”, o documento guiará o trabalho pastoral de toda a Inspetoria em 2017. “É uma carta que nos ajuda a criar uma sinergia em torno de um objetivo comum. Ela tem uma perspectiva de animação de todo o trabalho inspetorial”, explicou. O inspetor enfatizou ainda a importância de se trabalhar a temática nas Unidades em todas às oportunidades e de estar atento às famílias atendidas.

Na sequência, padre José Ricardo falou sobre o planejamento pastoral destacando o Planejamento Orgânico Inspetorial (POI) e Planejamento Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS); o delegado de Comunicação Social, Guilherme Barbosa, apresentou a Avaliação Institucional; e o coordenador de Recursos Humanos, Luís Queiroga, o resultado da Pesquisa de Clima realizada nos anos de 2015 e 2016.

O encontro continuou no dia 16/02 com a missa celebrada pelo padre Daniel Garcia do Dicastério da PJS . “Que ao pensarmos no PEPS e no POI estejamos projetando o que ouvimos de Deus e não coisas mecânicas. Convido todos a pedirem ao Espírito Santo que oriente as reflexões em busca de respostas e que elas tenham sempre como objetivo os jovens”, disse ele durante a homilia. As atividades do dia continuaram com a reunião de cada comissão separadamente para discussão de suas pautas especificas.

O dia 17/02, começou com uma Celebração Eucarística, presidida pelo vigário inspetorial, padre Ricardo Sávio do Sacramento. Em seguida a formação “O acompanhamento pastoral à luz do Magistério do Papa Francisco e na perspectiva do Sínodo dos Jovens”, foi ministrada pelo padre Daniel. “Estou na ISJB compartilhando um pensamento atual sobre a pastoral e o acompanhamento. Pude dividir algo que já venho refletindo. Foi muito importante está convivência com os salesianos e com os leigos e também com os jovens das duas unidades (Cesam-DF e Casa Dom Bosco) que visitei”, disse. Após a palestra do padre Daniel, finalizando o encontro, foi feita a partilha dos assuntos discutidos pelas comissões.

Fonte: ISJB


Postado em 21 de Fevereiro de 2017 - Categoria: Pastoral