Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2016 Matéria: Formandos de 2016

Formandos de 2016

A 3ª série do Ensino Médio festejou a formatura em clima de alegria, emoção, confiança e muita saudade!


Formandos de 2016

O Salesiano Santa Rosa promoveu cerimônias religiosa e cívica para festejar a formatura das turmas de 3ª série do Ensino Médio de 2016. O evento realizado no dia 16 de dezembro contou com homenagens e depoimentos emocionantes. No coração a certeza de que “uma vez Salesiano, sempre Salesiano”.

 

O primeiro momento aconteceu na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, com uma missa em Ação de Graças, presidida pelo diretor geral, Padre Pedro José da Trindade. Um momento de agradecer as conquistas e pedir bênçãos para a nova jornada de desafios e oportunidades que todos irão vivenciar.

 

Já no ginásio do CSSR, foi dado início a solenidade de formatura. Após a entoação do hino nacional brasileiro, iniciou-se as sessões de discursos e homenagens plenos de alegria, gratidão e amorevolezza.

 

A sessão de discursos foi aberta por Pe. Pedro. Deixando o discurso fluir do coração, compartilhou a alegria de ter feito parte da vida dos alunos. Sendo esse um “até logo” para eles, que se formam, e para o próprio padre, que segue em missão salesiana para Campos dos Goytacases (RJ), para assumir a direção geral do Colégio Dom Bosco.

 

Simone Araujo, diretora pedagógica, desejou: “Não tenham medo e deixem que Dom Bosco lhes fale eternamente ao coração, dizendo-lhes: “Sejam firmes no propósito de impedir o mal e fazer o bem, mas sejam sempre dóceis e amáveis, perseverantes e prudentes”. Estejam sempre cientes de que vocês têm raízes salesianas, e que isto sempre fará toda a diferença. E sobre as esperanças, para que elas se concretizem, o segredo é trabalhar de mãos dadas com tantas pessoas quanto forem possíveis, e tudo dará certo”.

 

O formando Paulo Eduardo Sampaio Barreto da Rocha, eleito orador das turmas, falou da alegria da conclusão; da convivência com pessoas que comungam de valores pautados na ética e de uma formação humanista; agradeceu as famílias, citando-as como recanto básico dos nossos princípios e a mais importante agente de nossa educação; e do Salesiano, elogiando sua história e excelência, “133 anos de transformação e aprimoramento de jovens”.

 

Desejou aos formandos que, cientes dos seus papéis no mundo e dos próprios caminhos de felicidade, sejam agentes do progresso, buscando um mundo mais justo, fraterno e de paz.

 

Os educadores salesianos foram homenageados com rosas e com as palavras fraternas dos alunos Júlia Sardoux, Matheus Barcellos, Júlia Moreira e Brunella Figueiredo, que agradeceram os conhecimentos construídos, os valores compartilhados, o carinho e carisma demonstrado. Homenagem especial para a professora Carla Garcia, eleita paraninfa, pelos próprios alunos.

 

Dom Bosco dizia “Deus nos colocou no mundo para os outros”, a partir desta mensagem, a formanda Mariane Soares e seu pai, o professor salesiano Gilberto Soares, discursaram sobre a e em nome da família, ressaltando seu papel fundamental na formação de um “bom cristão e honesto cidadão”.

 

Em seguida, os pais da plateia cantaram em uma só voz a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, em homenagem aos seus filhos.

 

Premiações especiais para os alunos que em suas turmas quanto ao desempenho acadêmico e pessoal: Mariana de Freitas Ferreira (3ª A); Heitor Martins Guimarães (3ª B) e Raquel Gomes Cavalcanti (3ª C). Aplausos calorosos para o formando Paulo Eduardo Sampaio Barreto da Rocha por alcançando a maior nota anual da série.

 

Após o “juramento do aluno salesiano”, conduzido pela aluna Maria Elisa Almeida, chegou o tão esperado momento, a entrega dos canudos com o certificado simbólico de conclusão do Ensino Médio. E a singela homenagem aos alunos através de um vídeo com fotos de momentos vivenciados ao longo da jornada acadêmica no CSSR.

 

E a festa foi concluída com o gesto simples, mas com uma imensa carga de significado: todos os formandos reunidos no palco, debaixo de uma “chuva de prata”, jogando seus capelos para o alto com entusiasmo.


Postado em 26 de Dezembro de 2016 - Categoria: Confraternização