Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2016 Matéria: Teatro na Escola

Teatro na Escola

Mostra 2016 da Oficina de Teatro do Colégio Salesiano Santa Rosa


Teatro na Escola

O Colégio Salesiano Santa Rosa apresentou sua Mostra da Oficina de Teatro com seis diferentes espetáculos apresentados de 19 de outubro e 10 de novembro de 2016. Comédia, drama, romance e imaginação. Peça para todos os estilos e emoção garantida em todas elas. Aplauso para todos os alunos envolvidos no palco e nos bastidores e para o educador Ivan Faria, professor de teatro e coordenador do evento.

 

A Mostra contou com peças escritas pelos próprios alunos surgidas através dos exercícios teatrais e jogos de criação cênicos que participaram nas aulas. Como na comédia “O Baile do Olimpo”, uma narrativa que dialoga com o universo da mitologia grega.

 

Nessa mesma inspiração, os artistas salesianos apresentaram, “A Incrível Loja de Estátuas da Madame Medusa”, da autora e aluna salesiana Lia Magalhães.

 

Renomados escritores brasileiros e estrangeiros foram lembrados nas apresentações, refletindo assim uma forma lúdica de se preservar a cultura, promover o incentivo a leitura e a valorizar as diversas manifestações artísticas.

 

O grande escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo foi homenageado através da encenação de uma de suas obras: Comédias da Vida Privada, falando de família e relacionamentos. O indelével Ariano Suassuna se fez presente na encenação dos hilariantes personagens João Grilo e Chicó em O Auto da Compadecida.

 

A obra “O Mistério de Feiruinha” do escritor brasileiro Pedro Bandeira serviu de inspiração para a construção coletiva da peça “O Mistério do Mundo Encantado”. Os personagens de contos de fadas rumam ao mundo real para desvendar um enigma e nessa jornada vivenciam uma série de aventuras.

 

Em “O Sexo Forte” os alunos reuniram textos teatrais de célebres autores para uma reflexão cênica sobre a posição social feminina ao longo da história. Nos esquetes, passaram pelo palco alunas interpretando “Lisístrata”, de Aristófanes, “A Megera Domada”, de Willian Shakespeare e Nora, da obra “Casa de Bonecas”, do norueguês Henrik Ibsen.

 

Clique aqui e confira o programa completo da Mostra da Oficina de Teatro do Salesiano Santa Rosa 2016.

 

“Ao longo dos 13 anos em que a Oficina Livre de Teatro funciona no Salesiano Santa Rosa temos conseguido criar em nossos alunos e na comunidade o hábito de ir ao teatro. A Mostra de fim de ano, que reúne os trabalhos desenvolvidos pelas turmas, só esse ano apresentou seis espetáculos diferentes. Ao todo, foram nove apresentações com um público estimado em mais de quinhentas pessoas. Enquanto educador, acho importante lembrar que o teatro, e as artes de modo geral, apresentam a possibilidade de despertar os sentidos, ampliar a escuta do mundo e desenvolver assim um olhar crítico sobre a sociedade. É por isso que uma educação dos sentidos se faz necessária no mundo de hoje: para pensarmos um ser (mais) humano num momento em que é tão banal ser máquina”, comentou o professor de teatro Ivan Faria.

 

 

TEATRO NA ESCOLA - O Salesiano SR oferece gratuitamente aos seus estudantes a Oficina Livre de Teatro, uma oportunidade lúdica de se trabalhar valores, habilidades e competências, além de promover a socialização.


Postado em 29 de Novembro de 2016 - Categoria: Artes