Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2016 Matéria: Projeto Memórias

Projeto Memórias

Proposta pedagógico-pastoral promove um emocionante “encontro de gerações”.


Projeto Memórias

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Salesiano Santa Rosa protagonizaram um lindo projeto pedagógico e pastoral, que culminou com um dia de inclusão e integração com os idosos da Casa Convívio dos Anawin no dia 15 de setembro de 2017. Foi uma experiência emocionante!

 

***

 

O projeto em questão foi uma atividade interdisciplinar que teve a duração de três etapas letivas, desenvolvidas com os alunos dos oitavos anos, pelos professores de Língua Portuguesa, Vânia Lima; Ensino Religioso, Marcelo Musulão, e Inglês, Márcia Nemer, em atendimento à proposta “Fundamental em Pastoral“ lançada pela Supervisora Cristiane Pelodan, no início do ano letivo.

 

Na 1ª etapa, cujo objetivo principal foi a sensibilização, os alunos fizeram a pesquisa de campo, que foi concluída com uma entrevista gravada e finalizada através de vídeos. Na 2ª, por intermédio de visitas à Casa Convívio dos Anawin, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do local e estreitar os laços com os convivas. A partir desse momento, abraçaram a campanha do “Trem da misericórdia“, arrecadando generosamente artigos de higiene pessoal que foram doados à instituição. Nessa ocasião, elaboraram também o planejamento das oficinas que seriam executadas posteriormente, na 3ª etapa.

 

Finalmente, no dia 15 de setembro, os alunos dos oitavos, com a participação voluntária de alguns dos nonos anos, deram um show de Protagonismo juvenil transformando a Praça de Convivência da escola, num palco onde imperavam lições de cidadania, solidariedade, altruísmo e muito amor pelo próximo.

 

Esse momento contou com a participação da nossa bibliotecária Amélia Cristina Ferreira, responsável pelas atividades desenvolvidas na Oficina do Pequeno Príncipe – leitura e imaginação. Ela que foi convidada para apoiar essa oficina acabou sendo uma verdadeira fada madrinha para todos, tamanha a importância do seu trabalho e participação.

 

Outras oficinas também foram oferecidas aos convivas, entre elas: Cartas e jogos (8ºA);Culinária, Cultivo de sonhos, Foto significativa, Desenho e pintura (8º B) e “Have fun” (divirta-se) ( 8ºD). Essa última apresentou atividades diversas como: mímica, caça-palavras, forca e palavra cruzada. Nossos alunos se doaram com muito amor e empenho na condução de cada detalhe.

 

Além da delicadeza de cada oficina, essa tarde maravilhosa, que consagrou o encontro de tão expressivas gerações, iniciou-se com uma calorosa recepção de alunos no portão, seguida de uma singela acolhida feita por Celso Gomes, coordenador da Pastoral, e algumas alunas do nono ano. Um espetáculo para encher os olhos e afagar o coração!

 

E, por falar em espetáculo, o show de abertura não foi nada menos do que o encontro de belas vozes das alunas Marieta Bastos (9º C) e Gabriela Cortez (8º C), acompanhadas no violão pelo talentoso Álvaro Rochefeller(8ºD). Simplesmente magnífico!

 

Com o coração em festa, Simone Araújo, Diretora Pedagógica, abriu as portas da nossa escola e recebeu os convivas com palavras de entusiasmo e uma singela oração. Em seguida, Eduardo Cardoso, do 9ºB, deu início à execução das oficinas que foram complementadas através de um animado Bingo, com direito a diversos brindes e um lanche muito saboroso servido a todos.

 

O professor de Ensino Religioso, Marcelo Musulão, que animou o Bingo com entusiasmo, encerrou as atividades com uma profunda reflexão sobre os mais simples gestos humanos, tais como: um sorriso, um afago e um simples olhar.

 

Resumindo, a nossa tarde foi uma experiência riquíssima para todos que dela participaram. Mais um espaço para a realização do tão sonhado Protagonismo Juvenil de Dom Bosco e da obra Salesiana. Todos que, de alguma forma, participaram e ajudaram, merecem reconhecimento e parabéns!

 

Vânia Suely Carneiro Lima

Profª de Língua Portuguesa e Redação dos 8os anos

 Profª Referência de Língua Portuguesa do EFII e EM


Postado em 26 de Setembro de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos