Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2016 Matéria: MESTRE AFFONSO

MESTRE AFFONSO

Homenagem ao centenário de nascimento do maestro, professor, irmão salesiano e Cidadão Niteroiense.


MESTRE AFFONSO

    Warning: opendir(destaques/destaque_473/galeria_473/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Os Salesianos do Brasil prestam homenagem ao irmão salesiano Affonso Gonçalves Reis, MestreAffonso, que se estivesse vivo estaria festejando seu aniversário de 100 anos. Foi professor, músico e por mais de 60 anos foi maestro da Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa.

 

Seu exemplo de dedicação à música e à formação dos jovens foi reconhecido e exaltado em várias homenagens e premiações. Inclusive o Título de Cidadão Niteroiense (RJ).

 

Em honra a esse personagem indelével, a Banda irá se apresentar em dois eventos especiais em Niterói (RJ):

 

12 de agosto, sexta-feira, 19h30:

Missa na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora (Santa Rosa)

 

20 de agosto, sábado, 10h30:

Campo de São Bento (Icaraí)

 

Conheça um pouquinho da história desse Mestre com a música:

 

Nasceu em Ponte Nova (MG) e ainda criança iniciou suas atividades musicais numa orquestra familiar. Estudou nos Colégios Salesianos de Ponte Nova (MG) e de Campinas (SP), onde sempre esteve junto à banda estudantil das instituições. Tornou-se contramestre da banda musical. E, à frente, tornou-se regente titular da banda de São Carlos do Pinhal (SP) e, depois, da banda do Colégio Salesiano de Lorena (SP).

 

Affonso aprofundou o estudo em teologia, assumindo o compromisso de contribuir de forma eficaz para fazer dos jovens, “bons cristãos e cidadãos honestos”. Ingressou no apostolado da obra de Dom Bosco em Campinas (SP) e em 1947 realizou sua profissão perpétua.

 

Em 1948 foi transferido para Niterói (RJ), onde assumiu a regência da Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa e continuou estudando no Conservatório de Música da cidade e fez curso de formação de professores no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico do Rio de Janeiro (RJ), onde pontificava o imortal Villa Lobos.

 

Sob sua regência, a Banda do Salesiano SR gravou 07 discos e conquistou vários títulos e troféus, aos quais se destacam: campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique – Suíça; Título de Patrimônio Cultural Fluminense, concedido pela Secretaria de Estado e Cultura (RJ); Título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói (RJ); Participação especial em novelas na Rede Globo de televisão: Olhai os Lírios do Campo e O Ateneu. Sob sua batuta, passaram inúmeros músicos e musicistas que integram e integraram outras bandas civis e militares, orquestras sinfônicas e populares nacionais e internacionais.

 

Seu exemplo de dedicação à música e à formação dos jovens foi reconhecido e exaltado em várias homenagens: Título de Cidadão Niteroiense (RJ); Prêmio Cultural J. Bezerra de Menezes; Troféu O Semeador – Lyons Clube de Niterói (São Francisco); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa – RJ em 1992. Além de vários prêmios de melhor regente em concursos.

 

Em seu currículo há ainda formação em Agronomia, cursado Campinas (SP), e, por mais de 20 anos, assumiu a função de professor de educação física no Colégio Salesiano Santa Rosa, já que também era formado pela Universidade de Goiânia (SP).

 

Faleceu no dia 08 de outubro de 2011, aos 95 anos, no Hospital Santa Martha em Niterói (RJ). Sua Missa de Corpo Presente, realizada na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, estava lotada de amigos e admiradores - parentes, componentes da banda, ex-alunos e paroquianos. Foi sepultado no cemitério Parque da Colina (Pendotiba, Niterói RJ).


Postado em 05 de Agosto de 2016 - Categoria: Família e Escola