Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2016 Matéria: Atualidades em Foco

Atualidades em Foco

Salesiano SR promove palestra sobre mosquito Aedes Aegypti


Atualidades em Foco

No dia 19 de julho, o Colégio Salesiano Santa Rosa realizou uma palestra sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya. O encontro, que fez parte do projeto Atualidades em Foco, contou com a presença da Doutora em Ciências e Biotecnologia Caroline de Souza Barros e foi direcionado para os estudantes do Ensino Médio. Com o objetivo de informar os alunos sobre o tema e mantê-los preparados para um possível assunto presente no Vestibular, a palestrante falou sobre as principais características das doenças e alertou sobre o aumento de casos na cidade.

 

Com foco no vírus da Zika, a convidada abordou assuntos como a transmissão da doença e os primeiros sintomas para o diagnóstico, que são a febre, as dores nas articulações dos pés e das mãos, e ainda possíveis manchas vermelhas na pele. Além disso, falou da prevenção, ponto principal para o controle do aumento de números de casos na cidade. “Como não há vacina para a doença, o importante é se prevenir. Para isso, devem-se eliminar focos de água parada para evitar procriação do mosquito.”, declarou a Doutora.     

 

O aluno Arthur Freitas, do 3º ano do EM, que esteve presente na palestra, ressaltou a importância do tema abordado pelo colégio no debate e da presença da convidada, que esclareceu dúvidas e auxiliou em questões de saúde pública. “Acho de extrema importância a escola abordar temas como esse. Além de ser um assunto super atual e de ter grande possiblidade de cair no Enem, também serve como informação para o nosso dia a dia, já que o Rio de Janeiro tem um grande número de casos de Zika. O debate feito fora da sala de aula, com conhecimento e aprofundamento em assuntos como esse, só enriquece nossos estudos e nos prepara para as provas.”

 

A palestrante convidada Caroline de Souza Barros é graduada em Nutrição, mestre em Patologia, doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense e, atualmente, realiza pós-doutorado, também na UFF, com o projeto intitulado “Avaliação da toxicidade e atividade contra os vírus Dengue, Zika e Chikungunya de substâncias naturais e sintéticas”.

 

Enfoque na saúde pública no Salesiano SR

 

O colégio Salesiano Santa Rosa, desde o início do ano, vem realizando encontros para tratar da doença e do risco de epidemia, caso os números continuem aumentando. No mês de fevereiro, o projeto recebeu a Capitã Ana Paula Rocha, do Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro, que conversou com as turmas do Ensino Fundamental II do turno da tarde sobre o vírus da Zika. (Clique aqui e confira). E, em março, foi a vez do doutor Cláudio Mello de Castro Alves, mais conhecido como doutor Claudinho, médico das duas unidades do colégio Salesiano de Niterói, conversar sobre o tema com os alunos do Ensino Fundamental II, do turno da manhã. Confira!


Postado em 22 de Julho de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos