Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2016 Matéria: Colégio Salesiano Santa Rosa

Colégio Salesiano Santa Rosa

Há 133 anos formando gerações de “bons cristãos e honestos cidadãos”.


Colégio Salesiano Santa Rosa

O Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói-RJ) foi fundado em 14 de julho de 1883, sendo consagrado como primeira casa salesiana no Brasil. Enviados por Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, os salesianos que aqui chegaram vivenciaram muitos desafios em prol da educação e evangelização da juventude. Hoje a obra salesiana no país conta com mais de 100 escolas, cerca de 90 mil alunos e 05 mil educadores.

 

A instituição abriu suas portas tendo apenas dez alunos matriculados, era só para homens e funcionava em regime de internato. O foco na educação dos jovens filhos das classes populares, especialmente os ex-escravos e imigrantes, foi fator preponderante para o crescimento da obra salesiana.

 

Nesta época o Brasil viva um período de industrialização, anticlericalismo, êxodo rural, escravidão e graves problemas de saúde que assolavam as pessoas. Com trabalho árduo e apoio da comunidade e representantes da Igreja a atividade salesiana ganhou força e importância, sempre cuidando da formação geral, cultural e religiosa dos educandos. Era, já naquela época, o que hoje chamamos de “formação integral” do aluno.

 

A pedagogia e o carisma de Dom Bosco, baseados no tripé “razão, religião e amorevolezza (afeto)”, expandiram-se por todo o Brasil. Criaram-se escolas, da educação infantil ao ensino superior; centros de formação profissionalizante; oratórios; obras assistenciais e sociais; além da atividade missionária e paróquias sob a responsabilidade salesiana.

 

Como fatos históricos destacam-se: o início as atividades das Escolas Profissionais (Artes e Ofícios) (1885); a fundação da banda de música (1888), em atividade até os dias de hoje (2016); a inauguração do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora (1900); à oficialização do ensino no Colégio Santa Rosa (1903); a inauguração do Oratório Festivo (1907); a instituição do Externato...

 

O Salesiano Santa Rosa segue, ao longo dos anos, ampliando suas instalações, modernizando seus equipamentos e sempre qualificando seus educadores e colaboradores. Foi à primeira escola salesiana a admitir meninas como alunas (1972); em cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDBE) estabeleceu-se a parceria com Escolas Integradas (1972) e iniciaram-se novos Cursos Profissionalizantes (1974); fundação da Associação de Docentes do Santa Rosa – ADS (1985), um elo entre o corpo docente e a direção da escola; inauguração do novo prédio para a obra social Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida (1999)...

 

O Salesiano Santa Rosa é referência em educação na cidade. Em 2014 deu-se início a implantação do material didático digital da Rede Salesiana de Escolas (RSE), dando continuidade ao projeto já iniciado de em tecnologias educacionais. Ao longo de sua história o CSSR foi referência nos esportes e na última década tem se destacado em outras olímpiadas, as pedagógicas, somando com títulos.

 

Atualmente (2016), o colégio atende a estudantes do Ensino Fundamental II, com opção de horário integral e parcial e Ensino Médio.

 

 

Fontes:

 

Memorial Histórico do Salesiano Santa Rosa

Acontece ISJB - Inspetoria São João Bosco


Postado em 14 de Julho de 2016 - Categoria: Confraternização