Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2016 Matéria: Sociedade dos Jovens Salesianos

Sociedade dos Jovens Salesianos

Projeto interdisciplinar engloba arte, inclusão social, protagonismo e muito aprendizado acadêmico para a vida


Sociedade dos Jovens Salesianos

O Salesiano Santa Rosa renovou seu “entusiasmo diante da vida” diante do protagonismo dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, que formam a Sociedade dos Jovens Salesianos. O grupo foi formado para a realização de um projeto interdisciplinar do Colégio e, pelo segundo ano consecutivo, superou as expetativas, refletindo perfeitamente o compromisso de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

 

Em uma breve retrospectiva, o projeto surgiu em 2015, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir das reflexões geradas pelo filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, assistido pelos alunos como parte das atividades pedagógicas. Em uma busca por uma resposta para o questionamento “O que é arte e por que o ser humano a produz?” é que surgiu a “Sociedade dos Jovens Salesianos”.

 

Em 2016, atendendo as expectativas da nova turma, o projeto foi ampliado e passou a englobar formalmente as disciplinas de Língua Portuguesa e Estrangeira (Inglês), Redação, História, Ciências Ensino Religioso, Geografia, Artes e Educação Física.

 

De acordo com a equipe de coordenação do projeto, a atividade foi dividida em etapas. Inicialmente os professores dialogaram sobre a história, a cultura, a ideologia, a religião e outros fatores que fazem parte do contexto do artista e que contribuem para moldar seu olhar individual. O tema central foi “a África”. Divididos em grupos, os estudantes ficaram responsáveis pela pesquisa de artistas e obras significativas dentro das principais formas de manifestação artística: Literatura, Pintura, Música e Cinema.

 

A segunda etapa foi realizada no dia 05 de julho, com uma feira cultural, com a exposição dos trabalhos realizados e ainda uma feira gastronômica com as receitas típicas das regiões estudadas.

 

O evento contou com exposição de máscaras africanas e de telas representando os contos folclóricos da África (livro extraclasse) e ainda de móbiles com informações sobre a vida econômica, social e cultural dos países africanos e suas regiões. Houve equipes que se trajaram com roupas típicas das tribos e regiões africanas e ainda teve uma apresentação de dança simbólica. Todas as turmas pesquisaram comidas africanas, escreveram as receitas em Inglês, com uma degustação dos pratos.

 

O evento contou com a participação muito especial dos educandos do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida. As crianças apresentaram números de capoeira, aprendidos como parte das atividades da obra social salesiana, e contou ainda com a visita de alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Região Oceânica.

 

As etapas vindouras serão com um “trote educativo”, quando os alunos irão trajar fantasias e adereços de personagens reais (de filmes ou desenhos animados) ou fictícios. Os próprios alunos serão motivados a cuidar da divulgação e do material de apoio para isso. Terá também uma campanha de solidariedade, com arrecadação de doação para uma instituição beneficente. Haverá também  um intercâmbio de inclusão social entre os alunos do Colégio com os educandos do Centro Juvenil. Na sequência do projeto acontecerão duas apresentações cultuais, uma durante o recreio para os alunos e outra no turno da noite para as famílias e convidados.

 

O objetivo geral do projeto “Sociedade dos Jovens Salesianos” é: “apresentar aos alunos este universo simbólico, através de pesquisas e ainda ressaltar a importância e papel transformador das variadas artes, que através de seus escritores, músicos, pintores, atores entre outros, deixaram marcas na história da humanidade. Introduzir conteúdos de Literatura e História da Arte a serem estudados, posteriormente, na 1ª série do Ensino Médio. A troca de experiências entre jovens de diferentes realidades sociais, aproximados pela arte”.

 

Clique aqui e confira a edição do projeto de 2015.


Postado em 11 de Julho de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos