Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Fundamental II 2013 Matéria: Salesiano Santa Rosa e o Projeto Ensino em Ação

Salesiano Santa Rosa e o Projeto Ensino em Ação

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II participam do novo projeto.


Salesiano Santa Rosa e o Projeto Ensino em Ação

Para que a aprendizagem possa acontecer de forma eficaz, é importante que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados. Pensando nisso, os professores do 6ºano do Colégio Salesiano Santa Rosa deram início ao Projeto Ensino em Ação.

O Projeto busca integrar as áreas de ensino para que nossos educandos sejam capazes de refletir sobre questões que interferem em suas vidas e com as quais se veem confrontados no seu dia a dia. Visando esse objetivo, os alunos realizam uma leitura crítica e reflexiva para emitir, posteriormente, seu ponto de vista em relação ao tema apresentado.

Esse momento enriquecedor, que contempla os Temas Transversais presentes nos Parâmetros Curriculares e está em consonância com a Rede Salesiana de Escolas (RSE), vem acontecendo na Praça de Alimentação, no Laboratório de Informática, através do Portal Futurum, e em desafios passados pelos professores nas Produções Acadêmicas (PA).

Ao perceberem a necessidade de estimular a leitura para que os alunos fossem capazes de associar os conteúdos estudados aos textos abordados nos exercícios e nas provas, Juliana e Telma, professoras de História, Acácio, professor de Geografia, e Sandra, professora de Ciências, realizaram um debate on line através do Chat existente no Portal Futurum. A atividade contou com um texto postado no Portal, seguido de um debate. Os alunos apresentaram seus pensamentos sobre o tema, tiraram suas dúvidas e, ao mesmo tempo, compartilharam com os colegas seus pontos de vista, gerando interessante discussão sobre o assunto.

Beatriz, aluna do 6º ano D, achou o Projeto muito legal, principalmente as conversas sobre as perguntas feitas pelos professores.

Aproveitando as ferramentas do Portal Futurum e o interesse que os alunos têm pela tecnologia, Josi, professora de Português, estimulou a leitura do livro extraclasse “Não era uma vez...”, desenvolvendo um teste com o intuito de reforçar a importância da leitura significativa.  Vitória, aluna do 6º ano B, disse que conseguiu fazer a Produção Acadêmica (PA) com calma e tranquilidade, por isso achou a avaliação fácil.

Em sala de aula, nem sempre é possível organizar os grupos e arrumá-los de forma onde o professor consiga circular entre as carteiras. Com o objetivo de acompanhar o desempenho de seus alunos e possibilitar a troca de informação entre eles, Helena, professora de Matemática, aproveitou a organização da Praça de Alimentação e desenvolveu alguns desafios. Enquanto os alunos trocavam suas informações, ela ficava atenta e acompanhava o raciocínio deles. Sempre que necessário, ela intervia de forma a auxiliá-los.

Aprimorando o ensino de uma nova língua, Gustavo, professor de Inglês, optou em valorizar o lúdico durante suas aulas. Foram propostos desafios através da música e de jogos, como Hot Potato ou de um simples Bingo Cultural. O vocabulário e conteúdos gramaticais foram trabalhados de forma a desenvolver as potencialidades de seus alunos e a propiciar a troca entre eles, favorecendo a relação interpessoal.

Através dessas aulas, acreditamos que a aprendizagem tona-se prazerosa, pois os conceitos apreendidos são aplicados em situações práticas e a avaliação acontece de forma imediata.

Parabéns, equipe do 6º ano!


Postado em 09 de Julho de 2013 - Categoria: Projetos Pedagógicos