Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2016 Matéria: Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil

Campanha da Fraternidade 2016: Casa comum nossa responsabilidade


Protagonismo Juvenil

    Warning: opendir(destaques/destaque_357/galeria_357/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Inspirados no tema da Campanha da Fraternidade de 2016, “Casa comum nossa responsabilidade”, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano Santa Rosa está desenvolvendo um projeto denominado “Cuidar” para despertar o protagonismo do aluno no que tange ao cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com si próprio.

 

De acordo com a supervisora pedagógica do segmento, Cristiane Pelodan, o projeto engloba três vertentes: a primeira foi iniciada junto aos alunos do 6º ano EFII através de atividades e reflexões sobre como “cuidar das pessoas” (amigos solidários).

 

 

A etapa atual, que fala de meio ambiente, higiene, saúde e de sustentabilidade, teve início com o diálogo sobre o assunto entre os alunos com duas das representantes da equipe de serviços gerais, Anni Ferreira e Lucimar de Oliveira.

 

Para despertar o senso de responsabilidade e consciência dos jovens para o bem comum, a equipe pedagógica propôs uma gincana a ser realizada durante o mês de maio. As turmas do Ensino Fundamental II que mantivesse a sala mais limpa e organizada seria a grande campeã. E as turmas foram: 8º ano C e 9º ano C! Parabéns!

 

 

“Quando falamos do bem comum, não podemos restringi-lo somente à relação dos seres humanos entre si, mas também destes com a natureza, que deve ser cuidada com gratidão e respeito. E o uso da natureza e de todos os bens materiais deve acontecer de forma justa e voltada para a construção de uma coletividade com mais igualdade, ao invés de serem utilizados para suprir a ganância de alguns” – Texto Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

 

A proposta será concluída com dinâmicas sobre como “cuidar das relações“ inter e intrapessoais.

 

Escola em Pastoral:

 

O Colégio Salesiano Santa Rosa, como toda instituição salesiana, tem como missão dar condições aos educandos de se tornarem “bons cristãos e honestos cidadãos” através dos pilares do amor, da razão e da fé. Esse é o entendimento de “uma escola em pastoral”, refletindo a missão vocacional vislumbrada e concretizada por Dom Bosco, fundador da Família Salesiana.

 


Postado em 08 de Junho de 2016 - Categoria: Pastoral