Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2016 Matéria: Atualidades em Foco

Atualidades em Foco

Palestra - Uma reflexão sobre os Jogos Olímpicos


Atualidades em Foco

O Salesiano Santa Rosa promoveu, no dia 31 de maio de 2016, uma palestra para refletir sobre os Jogos Olímpicos, abordando sua origem histórica, sua importância social e cultural, o legado das edições realizadas e, ainda, uma análise crítica sobre a próxima edição, que será realizada no Rio de Janeiro. A palestra foi ministrada pelo ex-aluno Doutor Rodrigo Góes, membro da equipe médica do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

 

O palestrante falou dos primórdios dos Jogos Olímpicos, realizados na Grécia, antes de Cristo, surgido em preparação dos homens para as contínuas batalhas que marcaram a antiguidade. Com o passar dos anos, o que era sinônimo de preparação para a guerra virou a busca pela unificação dos povos e pela paz. 

 

Doutor Rodrigo Góes falou dos investimentos que financiam o projeto, o trabalho do comitê organizador e as implicações culturais, políticas, sociais e estruturais do evento.

 

O médico falou ainda sobre as implicações legais, desportivas e fisiológicas do doping no esporte, que é o uso ilícito de substâncias não naturais ao corpo para melhorar o desempenho de forma artificial. Abordou também a crescente participação das mulheres nas competições, que, nos primórdios dos jogos, eram proibidas de participar.

 

O evento contou com a presença especial dos educandos do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida. Os jovens falaram um pouco da vivência nos projetos realizados pela obra social salesiana. Dr. Rodrigo elogiou o trabalho realizado junto ao público carente e reforçou o valor do esporte como instrumento de transformação educativa, social e cultural.

 

"Foi muito bom! Foi  emocionante e uma grande honra retornar ao Colégio que estudei na adolescência e onde desenvolvi as duas grandes paixões da minha vida: Esporte e Ciência. Espero ter podido agregar e acrescentar conhecimento aos alunos e passar um pouco da minha experiência envolvendo os Conceitos, a História e os Jogos Olímpicos.  Com certeza, se seguirmos os princípios do Olimpismo teremos uma sociedade mais tolerante e justa. Que venham os Jogos do Rio 2016! Até a próxima.", declarou fraternalmente o ex-aluno Rodrigo Góes.


Postado em 07 de Junho de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos