Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2016 Matéria: Atualidades em Foco

Atualidades em Foco

Fenômeno predito por Einstein é detectado e pode revolucionar a compreensão sobre as leis que regem o Universo


Atualidades em Foco

O Salesiano Santa Rosa promoveu no dia 08 de março de 2016 mais um encontro do projeto Atualidade em Foco. O diálogo desta edição abordou sobre “Ondas Gravitacionais” e as recém-descobertas sobre esse fenômeno que, segundo cientistas, ampliam a compreensão atual da física sobre as leis que regem no Universo.

 

A existência teórica das ondas gravitacionais foi prevista pelo físico alemão Albert Einstein e descrito em sua teoria da Relatividade Geral, publicada em 1916. Segundo a teoria, todos os corpos estão em movimento e as ondas gravitacionais são as vibrações no espaço-tempo provocadas por essa agitação.

 

Porém esse efeito nunca havia sido identificado na prática, até o inicio deste ano, quando, um século após o lançamento da teoria, o fenômeno foi detectado oficialmente por cientistas do Observatório de Interferometria de Ondas Gravitacionais (LIGO, sigla em inglês) em experiências.

 

A palestra foi ministrada por Rodrigo Picanço Negreiros, professor do Instituto de Física da UFF – Universidade Federal Fluminense, Ph.D. por San Diego State University (EUA) e com atuação em astrofísica nuclear e física de altas energias.

 

O projeto Atualidades em Foco é uma das atividades do projeto Vest Salê, que desenvolve nos alunos sua visão crítica, aprofunda seus conhecimentos e os preparam para provas escolares, olimpíadas pedagógicas e ENEM.


Postado em 21 de Março de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos