Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: Fé e Homenagens

Fé e Homenagens

115 anos do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora


Fé e Homenagens

Fiéis celebram os 115 anos do monumento construído em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, título pelo qual Dom Bosco ensinou os salesianos a amar a Mãe de Jesus Cristo. A data oficial de inauguração foi dia 08 de dezembro de 1900. No dia 06/12, a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora organizou uma programação especial para homenagear a Santa.

 

O evento contou com peregrinação de subida ao Monumento, que fica no terreno atrás do Colégio Salesiano Santa Rosa. Saindo da Basílica NSA, a romaria culminou com missa campal no local presidida pelo salesiano padre Fabiano da Silva Ribeiro, com a colaboração da ADMA e a participação de paroquianos e da comunidade. 

 

“Foi Ela quem tudo fez”, Dom Bosco.


Em breve retrospectiva histórica, o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo salesiano padre Luis Zanchetta, então diretor do Colégio Salesiano Santa Rosa, fundado em 1883. Assim, em 08 de dezembro de 1900 foi inaugurado o belíssimo Monumento, considerado a obra-prima do engenheiro salesiano Domingos Delpiano.

 

O Monumento teve a intenção prima homenagear a Santa de devoção de Dom Bosco e Padroeira dos Salesianos e ainda homenagear a Jesus Cristo Redentor e ao Sumo Pontífice, ser um marco de sua participação nos festejos do 4º centenário do descobrimento do Brasil, celebrar os 25 anos das missões salesianas na América Latina e propagar a devoção a Nossa Senhora.

            

“Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Sociedade de São Francisco de Sales e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Em cada colégio salesiano, no olhar de cada educando, no rosto de cada educador, uma só expressão: gratidão! Gratidão à Virgem de Dom Bosco, à Auxiliadora, à Guia que orienta cada um que faz parte do legado salesiano” (Acolhida - RSE).

 

Oração - Maria, Auxiliadora dos Cristãos, preserva a nossa casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades. Protege e cuida também de todas as pessoas que vivem dentro da minha casa e as faça testemunhas de vossa ternura.

Amém.


Postado em 08 de Dezembro de 2015 - Categoria: Confraternização