Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: Salesianidade

Salesianidade

Juntos no Pátio – Projeto da Rede Salesiana de Escolas inspira atividades pastorais nos Salesianos de Niterói.


Salesianidade

Tendo como uma de suas inspirações a revista da Rede Salesiana de Escolas, o projeto de pastoral "Juntos no Pátio" envolve os alunos das escolas de Niterói-RJ. 

 

Criar um grande pátio de convivência, diversão e aprendizado, trabalhar a espiritualidade salesiana com os jovens, homenagear Dom Bosco pelo bicentenário de seu nascimento e promover o ócio criativo.

Esses são alguns dos objetivos do projeto Juntos no Pátio, de iniciativa da professora Tânia Cristina Araújo, de Ensino Religioso, realizado com os alunos do 6º ano dos colégios Salesiano Região Oceânica  e Santa Rosa em Niterói-RJ.

 

Tânia conta que a ideia do projeto surgiu após seu contato com alguns subsídios salesianos. “Após a leitura de um artigo do Boletim Salesiano, sobre o ócio criativo, e da revista Juntos no Pátio, pensei em colocar em prática de forma mais concreta e lúdica a filosofia de pátio tão presente na educação salesiana”, afirma.

Muitas foram as atividades realizadas nesse novo pátio: reflexões, diálogos, leituras, brincadeiras antigas e atuais. Ao longo do ano letivo, os alunos pesquisaram a infância de Dom Bosco e descobriram suas brincadeiras e jogos favoritos.

Mesclando aulas expositivas com atividades descontraídas, o Juntos no Pátio também ensinou sobre a devoção de Dom Bosco a Nossa Senhora Auxiliadora, contou a história de outros santos da Família Salesiana, como São Domingos Sávio, e trabalhou os valores cristãos, ensinando os pequenos a conviverem em harmonia, respeitando-se até na hora de brincar.

“Eu achei legal. Foi divertido aprendermos as brincadeiras da época de Dom Bosco e a importância de amar o próximo”, afirma a aluna Maria Eduarda Vieira.  Já sua colega Cássia Nascimento gostou de saber como nasceu a semente da obra salesiana e também aprovou os momentos lúdicos: “Gostei muito da Sociedade da Alegria e das regras de boa convivência que tivemos que respeitar na hora das brincadeiras”, destaca.

Um pátio em ampliação

“Comecei o projeto com  um simples e despretensioso  trabalho. Queria apenas contribuir com a feira do livro da escola de alguma forma e homenagear Dom Bosco, pois sou encantada pela filosofia salesiana. Com o decorrer do tempo, as atividades pedagógicas foram ganhando forma e as ideias foram surgindo naturalmente”, relata Tânia.

Ela se refere a um passeio com os alunos nas diversas dependências da escola, uma das primeiras atividades do projeto. Foi um dia de descontração, convivência e partilha, com atividades também na biblioteca. As fotos da aula no “pátio” foram expostas na Semana do Livro e, a partir daí, o projeto se desenvolveu.

Atualmente, Tânia já utiliza outros subsídios da Rede, como vídeos do portal e quadrinhos do projeto Nossa Turma, além de atividades educativas do Portal Futurum.

Para o ano que vem,  a ideia é ampliar as possibilidades do Juntos no Pátio: “Penso que esse projeto poderá ficar ainda melhor, envolvendo outras disciplinas como Artes, Educação Física e Redação nos anos seguintes. Quero amadurecer essa ideia para 2016 e fazer um projeto interdisciplinar”, projeta a educadora.

Se depender dos estudantes, a continuidade será muito bem-vinda, como demonstra o depoimento do aluno Thiago Vivas Lobo: “Eu gostei bastante das atividades. Além de aprendermos o conteúdo e fatos importantes da vida de Dom Bosco, também tivemos a oportunidade de brincar e nos divertir. Aprendemos que temos que brigar menos e brincar mais”, ressalta.

Fonte: http://www.rse.org.br/rse-informa/noticia/educadora-salesiana-coloca-em-pratica-a-filosofia-do-patio


Postado em 02 de Dezembro de 2015 - Categoria: Família e Escola