Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2015 Matéria: Educação Ambiental

Educação Ambiental

Gincana Ambiental: Salesianos de Niterói - Escolas Amigas da Natureza.


Educação Ambiental

Os Colégios Salesianos de Niterói se destacaram na Gincana Ambiental promovida pela CLIN - Companhia de Limpeza de Niterói, através do setor RECICLIN. Medalha de ouro para a unidade da Região Oceânica e de bronze para a de Santa Rosa. A cerimônia oficial de premiação aconteceu no dia 17 de novembro de 2015 na Câmara Dirigentes Lojistas de Niterói.

 

Iniciada a cerimônia, compuseram a mesa e discursaram o vice-prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael, engenheiro florestal; Cláudia Neves, presidente da CLIN; Givaldo Filho, representante do projeto ECO Ampla, desenvolvido pela Ampla, concessionária de distribuição de energia elétrica, e Tarcio Oliveira, representante da Universo 3D. No palco ainda a bióloga Silvia Pires, da CLIN, coordenadora da Gincana.

 

Em suas falas parabenizaram os participantes e reforçaram os objetivos reais da Gincana Ambiental (CLIN): “Fortalecer a divulgação e estimular a coleta seletiva e conscientizar sobre a importância da reciclagem e, assim, diminuir a poluição da Natureza, diminuir o desperdício de material, reduzir o consumo de energia e a exploração dos resíduos naturais, etc.”. Como destaque principal, falaram do poder transformador que existe em cada um dos jovens.

 

O evento reuniu ainda os representantes de cada uma das escolas participante e a turma campeã dessas instituições. Dos Salesianos as equipes campeãs foram: CSRO 5º ano B (manhã) e CSSR  8º ano C (tarde).

 

Como escola campeã da Gincana, o Salesiano Região Oceânica recebeu um certificado de “Escola Amiga da Natureza”, um troféu e ainda medalhas para sua turma, que ganhou também um carregador de bateria portátil.

 

Para receber o prêmio em nome do Salesiano CSRO, subiram ao palco e discursaram em conjunto a supervisora pedagógica Claudia Farias e o diretor geral, padre Fabiano da Silva Ribeiro, falando em nome também do CSSR.

 

“Semeamos valores, colhemos conquistas! É com imensa alegria que viemos falar em nome dos Salesianos de Niterói. Para nós, educadores, o mais especial foi ver a conscientização ambiental fluindo na mente de nossos alunos e a união dos estudantes para alcançar um objetivo comum.

 

Assim que o Salesiano abraçou a Gincana o entusiasmo dos alunos foi generalizado. Eles se tornaram porta-vozes da campanha e levaram a lição da sustentabilidade para casa. Os frutos estão sendo colhidos... As famílias e alunos nos dão o retorno que a coleta seletiva e novos cuidados com o meio ambiente continuam além da Gincana. E esse era o verdadeiro objetivo. Temos ainda muito caminho pela frente, mas temos a confiança de estar no caminho certo

 

O compromisso salesiano está em proporcionar uma educação que ultrapasse os muros da escola. Educar é contribuir para a sociedade com atitude, senso crítico e honestidade. É despertar a cidadania e formar pessoas capazes de construir uma sociedade melhor. Educação: educar + ação!”.

 

De acordo com o projeto, o material arrecadado foi revertido em bônus luz a ser direcionado a uma instituição filantrópica escolhida pela escola campeã. Assim, o Salesiano Região Oceânica doou o prêmio, que chegou a R$ 3 mil, ao Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida.

 

Ao receber o prêmio, Elaine Rosalem, gestora da instituição, agradeceu em nome dos cerca de 250 jovens atendidos pelo Centro Juvenil e falou do trabalho de inclusão social realizado no local. E, comemorou, dizendo que o valor economizado será revertido para a festa de Natal para os educandos.  

 

Para animar as crianças e jovens, o evento contou com uma esquete da Cia em Cena com personagens do desenho Frozen, da Disney, cabine de fotos, sorteio de uma bicicleta elétrica movida a energia solar patrocinada pela Ampla e ainda um lanche de confraternização.

 

“Através da Gincana foi possível ratificar que a aprendizagem ocorre não apenas por meio da exposição de conteúdo no espaço da sala de aula. Houve interesse e participação dos alunos em relação a educação ambiental, necessária para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos. (...) Com atitudes como essas somos capazes de promover mudanças no mundo”, compartilhou em mensagem online Thamyris Mesquita, representante da CLIN que esteve semanalmente nas escolas com sua equipe dando apoio ao evento.


Postado em 23 de Novembro de 2015 - Categoria: Projetos Pedagógicos