Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: Razão, Amor e Fé

Razão, Amor e Fé

Em sintonia com o Sistema preventivo de Dom Bosco, o Salesiano SR dá inicio ao projeto Educar para Proteger.


Razão, Amor e Fé

O Salesiano Santa Rosa, em sintonia com o Sistema Preventivo de Dom Bosco, deu início a mais uma edição do programa Educar para Proteger de iniciativa do Sindicato dos Seguradores. Através de oficinas pedagógicas e concursos culturais, o projeto visa despertar o protagonismo juvenil e valores de amor à vida, a própria e a do próximo.

 

Nesta edição de 2015, o professor salesiano Marcelo Musulão, de Ensino Religioso, é o responsável pela aplicação das oficinas junto aos alunos voluntários. Durante esses encontros (de agosto a outubro), o educador reflete com os jovens temas específicos do projeto como os conceitos de proteção e segurança e aprofunda o conhecimento sobre os pilares que sustentam a proposta pedagógico-pastoral salesiana: pilares da razão, do amor fraterno e da espiritualidade.

 

“A proposta é fazer o jovem refletir e os alunos salesianos estão bem participativos e suas experiências, ideias e opiniões são chaves nesta construção do saber. Está sendo uma ótima experiência, o jovem tem grande potencial, tem garra e cabe a nós educadores canalizar essa energia de forma positiva”, comenta o professor Marcelo.

 

De acordo com o professor salesiano, durante as oficinas os alunos refletem assuntos sobre segurança na internet, respeito pelo meio ambiente e no trânsito, expectativas e atitudes para o futuro e em relação ao outro. Esses e outros temas são pensados através de dinâmicas pedagógico-pastorais, trabalhos com cartazes, enquetes, redação e vídeos.

 

De acordo com os gestores do projeto Educar para Proteger, a missão é:

 

... Promover a “difusão da cultura do Ser Seguro com os jovens a partir da construção de uma nova mentalidade associada à prevenção e proteção aos riscos, pois, assim, é possível que o jovem adquira autonomia e consciência dos seus direitos e deveres com a sociedade e o planeta (...) A proteção e a segurança são resultantes de uma mudança de atitude, baseada em: autocuidado, cuidado pelos outros, cuidado em relação ao meio ambiente, indagação cuidadosa do significado dos sentidos da vida, respeito à diversidade, à solidariedade e à honestidade”.

 

A realização deste projeto dentro do Salesiano SR segue em sintonia com duas outras iniciativas promovidas pelo professor Marcelo Musulão em proposta interdisciplinares: “Corrente do Bem” e “Gentileza gera Gentileza”, que motivam o protagonismo juvenil e o voluntariado jovem. Saiba mais.


Postado em 05 de Outubro de 2015 - Categoria: Pastoral