Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: 200 anos

200 anos

Os Salesianos de Niterói celebram o bicentenário de nascimento de Dom Bosco – Pai e Mestre da Juventude.


200 anos

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_252/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

No dia oficial do aniversário de Dom Bosco, 16 de agosto, a Basílica Nossa Senhora Auxiliadora (Niterói / RJ) promoveu uma programação diferenciada. O evento contou com procissão e Celebração Eucarística, atividades de formação para os voluntários da Articulação de Juventude Salesiana (AJS), quermesse. Em especial, houve o lançamento oficial dos selos comemorativos do bicentenário em uma parceria com os Correios.

 

A Celebração Eucarística na Basílica foi presidida pelo padre Fabiano da Silva Ribeiro, diretor geral do Colégio Salesiano Região Oceânica, e concelebrada pelo padre Geraldo Gonçalves de Magalhães e pelo padre Pedro José da Trindade, diretor geral do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, e participação de diáconos.

 

Nessa oportunidade foi lançado o selo comemorativo do bicentenário de nascimento de Dom Bosco e o carimbo comemorativo com a efígie com o Pai e Mestre da Juventude a logo do seu bicentenário. Representando os Correios estiveram presentes o Sr. João Rangel e o Sr. Marcello Ganim Vasconcelos.

 

O pároco salesiano padre Antônio José Ricardo, a religiosa salesiana Irmã Natalina Portelli e, a voluntária do grupo jovem da paróquia Bruna Scavine Fontolan foram convidados para representar a Família Salesiana na obliteração do selo, ritual realizado nos lançamentos de selos personalizados, em que a autoridade sela e carimba um cartão simbólico, que depois é conservado no Museu dos Correios.

 

A ação ocorreu nacionalmente com eventos nas seis capitais, onde as inspetorias salesianas mantêm sede e também na cidade de Niterói, RJ (primeira a receber os salesianos no Brasil), Brasília, DF (pelo vínculo e profecia de Dom Bosco em relação à criação da cidade), Cuiabá, MT, e Porto Velho, RO. Os modelos estarão disponíveis nos locais de lançamento e em todas as agências dos Correios.

 

Com esse gesto, os Salesianos e os Correios deixam registrados na Filatelia Brasileira uma marca permanente do reconhecimento a Dom Bosco, ilustre Pai e Mestre da Juventude.

 

Fizeram parte deste momento representantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), do grupo Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do grupo Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC).

 

A cerimonia foi concluída com a bênção aos fieis com a relíquia de Dom Bosco e o convite para a quermesse no Centro Comunitário, com barracas de comidas e música ao vivo junto aos jovens e demais paroquianos.

 

Informações e Fotos – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora


Postado em 01 de Outubro de 2015 - Categoria: Pastoral