Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: Homenagem Especial

Homenagem Especial

Irmão Walmor - Um mágico educador, um educador mágico.


Homenagem Especial

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_249/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

Os caminhos de uma vida mágica!

 

Aos 94 anos, o salesiano Irmão Walmor Muniz Freitas é um tesouro da Família de Dom Bosco.

 

Nascido no dia 12 de maio de 1921, no Riachuelo, Rio de Janeiro, ele teve seu primeiro contato com os salesianos aos 8 anos, quando se ingressou no oratório festivo do bairro. Nas atividades do oratório, Irmão Walmor começou a se interessar pela arte, em especial o teatro e a mágica, e se encantou também com as perspectivas de seguir a vida religiosa.

 

Ao longo de sua bela trajetória, aprendeu e ensinou muitas coisas. Tornou-se salesiano aos 19 anos, dando início ao seu trabalho na casa de formação em Lorena, onde dava aulas e organizava um oratório para os jovens, colocando em prática sua vivência de infância.

 

Ao mesmo tempo em que desenvolveu a carreira artística, cultivou uma ampla formação acadêmica, sendo licenciado em Filosofia e Pedagogia no Rio de Janeiro, em Psicologia na Bélgica, em Língua e Literatura Francesa na França, e mestre em Educação pela Universidade

Federal Fluminense.

 

Irmão Walmor foi coordenador do Serviço de Orientação Educacional do Salesiano Santa Rosa e acompanhou todas as atividades desenvolvidas no Colégio, atuando junto a toda comunidade educativo-pastoral salesiana (educadores, alunos e suas famílias). Com seu carisma e experiência, compartilhou o espírito da Filosofia de Educação Salesiana, visando desenvolver o espírito crítico, a reflexão, a convivência cristã e a formação integral do aluno.

 

Irmão Walmor, criou e organizou durante mais de quinze anos um dos festivais de mágica mais antigos do país, em Niterói, encantando os alunos com números de malabares e ilusionismo. Na época, o festa entrou no Livro dos Recordes, o Guiness Book, como o espetáculo de mágica com maior tempo de atividade ininterrupta.

 

Em entrevista à Juntos no Pátio e ao Departamento de Comunicação dos Salesianos de Niterói (Salesiano Santa Rosa e Região Oceânica), Irmão Walmor conta como chegou aos salesianos, a descoberta de suas vocações, a mágica na pedagogia salesiana e a importância de Dom Bosco na educação de hoje.

 

Clique aqui e confira a entrevista completa na Revista JUNTOS NO PÁTIO.

https://rse.s3.amazonaws.com/uploads/document/file/289/Juntos_no_P_tio_-_03.pdf

 

Galeria de Fotos do Memorial Histórico e Departamento de Comunicação do Salesiano Santa Rosa


Postado em 25 de Agosto de 2015 - Categoria: Família e Escola