Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal

MIP

Mostra de Informação Profissional - “Juventude: pensar, conhecer e escolher”.


MIP

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_243/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

O Colégio Salesiano Santa Rosa promoveu sua XIII Mostra de Informação Profissional (MIP). Com foco nos alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, o evento aconteceu nos dias 09 e 10 de julho de 2015 com uma programação dedicada a refletir temas relativos ao mercado de trabalho, empreendedorismo e orientação vocacional.

 

No primeiro dia de evento, no turno da manhã, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II assistiram a uma palestra com a equipe do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial sobre opção e carreiras de tecnólogo.

 

Durante os dois dias de evento, a MIP contou com jornadas de mesas-redondas para o Ensino Médio, onde palestrantes de diferentes áreas do conhecimento falaram sobre suas experiências profissionais, apresentaram dados a respeito dos cursos superior ou técnico, os benefícios e desafios para quem desejar seguir naquele trabalho.

 

Participações mais do que especiais foram as dos ex-alunos Regina Célia Coutinho de Oliveira Diniz, filha da professora salesiana Maristela Oliveira, falando sobre a carreira de Medicina, e Lisandro Violante, filho do educador salesiano Claudio Violante, abordando a área de Jornalismo. Como um dos mediadores esteve o Doutor Cláudio Mello de Castro Alves, mais conhecido como Doutor Claudinho, ex-aluno e hoje médico dos Salesianos de Niterói.

 

Representando as famílias esteve Andréa Freitas, mãe dos alunos Camila e Arthur Freitas, falando de Psicologia e Jesus Domech, pai do aluno Danilo Jesus, abordando a carreira de Engenharia.

 

Sem deixar de citar os outros palestrantes pelo comprometimento e parceria: Mario Antônio Coimbra, ex-aluno e profissional de Biomedicina, Jefferson Mickselly, Marcelo Boschi e Hadija Chalupe falando de Jornalismo, Publicidade e Cinema. Nas Engenharias estiveram Fernando Augusto e Bráulio César e com Arquitetura o profissional Wilder Ferrer. A última sessão de diálogo contou com Isabella Vasconcellos, de Administração, Fernanda Paes Leme, de Direito e Tiago Sayão, de Economia.

 

A MIP contou também com a Feira Universitária, com stands de importantes instituições nacionais públicas e privadas de ensino superior do estado. Os profissionais presentes neste espaço apresentavam aos alunos seus diferenciais pedagógicos, prestavam informação e esclareciam as dúvidas dos alunos quanto ao curso pretendido.

 

Essa edição teve como tema um convite: “Juventude: pensar, conhecer e escolher”, refletindo o compromisso de conscientizar os jovens sobre a importância da escolha profissional e oferecer informações para que reflita suas escolhas.

 

Cada profissional palestrante defendeu as oportunidades dentro de sua carreira, mas – em consonância com o objetivo maior da MIP do Salesiano – reforçaram a visão de que o mais importante na carreira profissional escolhida é que ela o faça feliz! O educando pode escolher ser médico, músico, engenheiro, esportista ou astronauta contanto que suas escolhas e atitudes o façam uma pessoa melhor.

 

A proposta é organizada pela equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE), pela coordenação do Salão do Vestibular e integra as atividades do pedagógico Vest Salê.

 


Postado em 06 de Agosto de 2015 - Categoria: Projetos Pedagógicos