Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2015 Matéria: Dom Bosco entre nós!

Dom Bosco entre nós!

O CSSR recebeu a visita do Reitor-mor padre Ángel Artime, que presidiu o Encontro Nacional dos Formandos.


Dom Bosco entre nós!

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_242/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

O padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos, visitou o Brasil em seu roteiro pelo mundo em comemoração ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana. Nesta oportunidade presidiu o Encontro Nacional dos Formandos, sediado na primeira casa salesiana do país, Colégio Salesiano Santa Rosa, entre os dias 24 a 26 de julho de 2015.

 

O Encontro Nacional dos Formandos visou renovar vocacionalmente a caminhada formativa dos que estão na formação inicial; corresponder aos estímulos da Congregação Salesiana de proporcionar ricas experiências de partilha e enriquecimento no campo formativo; e fomentar a corresponsabilidade formativa nos formandos através da valorização do protagonismo entre eles.

 

Em especial, visou marcar a celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco com uma manifestação significativa do caminho formativo existente no Brasil. Sendo esse um dos grandes motivos da escolha do Colégio Salesiano Santa Rosa como símbolo do encontro, sendo esta a primeira casa salesiana no país, fundada em 1883.

 

O evento contou com Celebrações Eucarísticas, apresentações culturais, dinâmicas pastorais, palestras e momentos festivos de confraternização. A centenária Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa, a mais antiga banda colegial do Brasil, emocionou a todos os presentes com execuções que lembraram a sua história e mostraram a cultura musical brasileira.

 

Foram mais de 200 participantes, entre formandos e formadores, do pré-noviciado até a Teologia. Além do Reitor-mor, estiveram presentes ainda os seis inspetores das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil. Entre elas a Inspetoria São João Bosco (ISJB), da qual os Salesianos de Niterói (Colégios, Paróquia e Centro Juvenil) fazem parte. O evento contou com animação dos voluntários do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), da Paróquia nossa Senhora Auxiliadora, Niterói (RJ).

 

Durante o Encontro, o reitor-mor, recebeu uma Moção Honrosa da Câmara de Vereadores de Niterói (RJ). A Menção se deve ao significativo trabalho desenvolvido pelos Salesianos ao longo desses 132 anos em Niterói. 

 

“Considerei esse encontro de uma importância muito grande desde o momento em que me deram a notícia de sua realização e eu tive a oportunidade de dizer que viria. Pela realidade de todo o Brasil, por ser um encontro dos formandos de todas as inspetorias e porque poder compartilhar, dialogar e refletir sobre a congregação e sobre a missão salesiana com os salesianos jovens de hoje significa preparar o futuro, o amanhã. Neste sentido, acredito que é uma iniciativa excelente e que é uma oportunidade para guiar as inspetorias do Brasil a enfatizarem a fidelidade ao carisma e à missão”, declarou o Reitor-mor em entrevista ao Boletim Salesiano.

 

O Encontro contou com a cobertura da TV Canção Nova, do Boletim Salesiano, da Inspetoria São João Bosco e da Rede Salesiana de Escolas.

 

Confira a galeria completa de fotos em:

https://www.flickr.com/photos/133260943@N04/page10


Postado em 04 de Agosto de 2015 - Categoria: Pastoral