Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Ensino Médio 2014 Matéria: Projeto Campeão

Projeto Campeão

Aluna salesiana conquista 1º lugar em seminário de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense.


Projeto Campeão

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_170/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

O Colégio Salesiano Santa Rosa parabeniza a conquista da aluna Mariana de Freitas Ferreira (1ª série EM) pelo 1º lugar no Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia da UFF - Universidade Federal Fluminense, conquistado através do projeto de Iniciação Científica Júnior (ICJ) da referida instituição.

 

O Seminário aconteceu no dia 16 de outubro de 2014 como parte da programação da Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense. O programa é uma ação da Coordenação de Pesquisa da PROPPI - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF.

 

O projeto campeão da aluna salesiana teve como título “Primeiros Passos em Lógica (O Paradoxo da Verdade)”, com orientação do professor Jorge Petrucio Viana, do Instituto de Matemática da UFF. O projeto foi elaborado com parte das atividades desenvolvidas no projeto de Iniciação Científica Júnior.

 

Em síntese, o estudo busca usar a lógica matemática para desvendar a essência de um paradoxo, “uma ideia lógica que transmite uma mensagem que contradiz a sua estrutura”. A frase usada como fonte de estudo foi “Afirmo: não é possível ao homem alcançar a verdade das coisas”.

 

“Simbolizamos a frase em que encontramos o paradoxo em linguagem da lógica matemática e linguagem específica. Assim, ficou mais fácil de analisar, e conseguimos encontrar suposições implícitas que mostram o que é necessário para termos o paradoxo”, comenta a aluna salesiana.

 

O Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), que visa “despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes e possibilitar a participação de alunos do ensino médio em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientada por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas”.

 

No dia 05 de novembro a aluna apresentou seu projeto no Colégio Salesiano Santa Rosa para professores de Matemática, equipe pedagógica e alunos interessados.

 

 

Parabéns, Mariana!

O Salesiano Santa Rosa fica feliz por fazer parte de sua história e conquista!


Postado em 11 de Novembro de 2014 - Categoria: Tecnologias