Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2014 Matéria: Educação Transformadora

Educação Transformadora

Projeto Cultural do Salesiano Santa Rosa leva os alunos a vivenciarem experiências pedagógicas inesquecíveis.


Educação Transformadora

O Salesiano Santa Rosa desenvolve atividades para que a construção do conhecimento pelo aluno seja uma experiência significativa. Entre as ações diferenciais do Colégio estão as Pesquisas de Campo, que leva os alunos a vivenciarem algum evento marcante na vida cultural do país. Entre as atividades está o projeto São Paulo Cultural de 2014.

 

A excursão levou os alunos salesianos participantes em uma programação educativa e sociocultural. Os estudantes conheceram: o bairro da Liberdade; visitaram o Museu da Língua Portuguesa; o Museu do Futebol e o Edifício Estação da Luz. E como auge está a ida ao musical da Broadway “O Rei Leão”, um espetáculo inesquecível.

 

O passeio multidisciplinar deu oportunidade aos estudantes analisar as transformações ocorridas na cidade paulista ao longo do tempo, a arquitetura antiga, as intervenções urbanas, os marcos e museus, etc.

 

“O Ensino Médio é uma época adequada a experiências que transponham os muros geográficos, sociais e culturais, para que os jovens ampliem os horizontes, transferindo conhecimentos estabelecidos anteriormente a situações práticas e novas, e São Paulo como cidade global abarca essa proposta”, comentou a equipe pedagógica envolvida no projeto.

 

“Ter a oportunidade de aplicar o que é aprendido em sala de aula e fora dela é sempre importante, não só para a nossa formação escolar, como também para o desenvolvimento de nosso senso crítico. Melhor ainda é poder fazer isso de forma leve, agradável e divertida. [Toda a programação] contribui fortemente para nosso aprendizado, acrescentando novos conhecimentos em nossas bagagens culturais e proporcionando momentos inesquecíveis”, comentou a aluna Letícia de Souza Ferreira (2ª série EM).

 

“Não há palavras para descrever essa viagem. Tivemos ótimos momentos. Acredito que cada um de nós tenha desenvolvido o conhecimento, pois além de diversão o passeio tinha também um importante foco cultural. (...) Quero parabenizar a essa equipe incrível que demonstrou dedicação, carinho, alegria e que, acima de tudo, acreditou e realizou mais um sonho de muitos”, afirmou a educanda Julia Sardaux (1ª série EM).

 

“Nada melhor do que unir cultura, conhecimento, amizade, confiança e novas experiências. Inesquecível!”, concluiu a estudante Marina Silveira (1ª série EM).

 

Para garantir o sucesso da ação, os educadores envolvidos organizaram um roteiro interessante e de visibilidade internacional, se reuniram com os alunos e seus pais / responsáveis para esclarecer todas as dúvidas em relação ao evento e para reforçar a parceria entre família e escola.

 

Os alunos participantes elogiaram carinhosamente o trabalho e dedicação dos educadores envolvidos na ação. A frente desta atividade interdisciplinar estiveram os professores: Ana Paula Simão de Oliveira, de Língua Portuguesa, Claudia de Medeiros Guedes Q. de Sá, de Geografia e Elvio Zullo, de História. Além da parceria do professor convidado: Vito Renato Rizzo, de Filosofia e História.

 

Como fechamento do projeto, os alunos apresentaram depoimentos de suas experiências. As falas e fotos do passeio foram reunidos em um vídeo produzido pela aluna Julia Sardaux.


Postado em 04 de Novembro de 2014 - Categoria: Projetos Pedagógicos