Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2014 Matéria: Tecnologia e Inovação

Tecnologia e Inovação

Projeto do Salesiano Santa Rosa foi pré-selecionado para a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado RJ


Tecnologia e Inovação

Os alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa foram pré-selecionado para a VIII FECTI - Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de novembro, na Quinta da Boa Vista (RJ). O evento é considerado a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e reúne a exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.

 

O Salesiano Santa Rosa indicou para a Feira o projeto “Bobina de Tesla”, orientado pelos professores Antonio Carlos Alvares e Felipe Martins, de Química. O aparelho é, em síntese, um transformador eletromagnético inventado pelo austríaco Nikola Tesla, em 1890.

 

O projeto surgiu a partir das aulas sobre energia da 3ª série do Ensino Médio, ministrada pelo professor Felipe Cantuária, de Física. Para aprofundar o conhecimento sobre eletromagnetismo, o educador Felipe levou uma versão do gerador eletrostático, criado pelo americano Robert Jemison Van de Graaff, por volta de 1929.

 

Para transformar o conhecimento teórico em experiência prática, os professores e a equipe do laboratório decidiram desenvolver um aparelho que também envolvesse a matéria e fosse possível utilizar recursos de fácil acesso e baixo custo. Assim, produziram a versão da “Bobina de Tesla”, feita materiais simples e adaptados como, por exemplo, cano de PVC, fio de cobre e ainda um circuito tirado de uma raquete de matar mosquitos.

 

“Para que os fenômenos de Fluxo magnético e Campo elétrico possam ocorrer de maneira mais visível, é necessário o uso de altas tensões. A bobina se apresenta como um experimento capaz de produzir raios, devido ao fato das elevadas tensões conseguirem romper a rigidez dielétrica do ar”, complementa o professor Antonio Carlos (Tonico).

 

Com o sucesso da atividade, o professor motivou a inscrição do projeto na I Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Niterói – RJ), realizada no dia 17 de outubro de 2014, no Museu do Cinema, em São Domingos. O entusiasmo dos alunos participantes foi contagiante. De forma simples e lúdica, conseguiram explicar conceitos abstratos de Eletromagnetismo. Envolvidos no projeto estão os estudantes salesianos Lia Fernandes Biaggi, Pedro Palmerim Athayde Martins e Raphael Miranda (3ª série EM).

 

A própria organização da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Niterói – RJ) fez a indicação do projeto aos promotores da VIII Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com os organizadores da FECTI, os projetos indicados serão avaliados quanto sua criatividade e inovação, o conhecimento científico do problema, a maneira como foram levantados os dados e como foi conduzida a pesquisa. Serão avaliadas também a metodologia, a profundidade da pesquisa e a clareza na apresentação. Os projetos que forem selecionados pelo comitê científico serão apresentados pelos estudantes na mostra final.

 

Estamos na torcida!

Parabéns aos alunos e educadores envolvidos.


Postado em 03 de Novembro de 2014 - Categoria: Projetos Pedagógicos