Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Pastoral 2014 Matéria: Dom Bosco

Dom Bosco

O Colégio Salesiano Santa Rosa promoveu uma série de ações para homenagear o Pai e Mestre da Juventude.


Dom Bosco

 

O Salesiano Santa Rosa celebra a vida e obra de Dom Bosco em cada detalhe de sua proposta pedagógica. Alunos e educadores se sentindo abençoados por um Sistema Preventivo iluminado de amor, razão e espiritualidade. Em oportunidade do aniversário do Pai e Mestre da juventude e em preparação para o seu bicentenário em 2015, o Colégio preparou uma programação ainda mais especial.

 

Em retrospectiva, durante todo o mês de agosto de 2014 os murais e pátio do CSSR foram decorados com atividades pedagógicas retratando a imagem e a biografia do Santo fundador da Congregação Salesiana.

 

Em 11 de agosto, data que se celebra o “DIA DO ESTUDANTE”, os jovens alunos foram presenteados com lanches distribuídos pela cantina da escola. Um singelo gesto de motivação àqueles que são fonte de inspiração de nossa missão pedagógico-pastoral.

 

Padre Pedro José da Trindade, diretor geral do CSSR, presidiu uma missa festiva em Ação de Graças por Dom Bosco e pelos alunos, seus pais e familiares. Voluntários da Pastoral juvenil Escolar (PJE) compartilharam testemunhos sobre como sentem a presença de Dom Bosco em sua caminhada escolar e pessoal.

 

Através das palavras de carinho e entusiasmo dos jovens, a equipe de Pastoral dedicou um tributo aos pais e familiares salesianos.

 

No dia 13 de agosto, o CSSR promoveu o tradicional Show de Mágica, com a ilustre presença do Irmão Walmor. “A mágica é elemento essencial no carisma salesiano. Da mágica se utilizou Dom Bosco para cativar seus jovens e ao mesmo tempo em que os encantavam, queria no fundo, com os números de mágicas despertarem neles o encanto por Deus”, comentou padre Pedro.

 

No dia 15 de agosto, véspera da data oficial do aniversário de Dom Bosco, os alunos foram colhidos por jovens da PJE vestidos de Dom Bosco, Madre Mazzarello, Domingos Sávio e Mãmae Margarida. Ao som de músicas salesianas, os educandos e educadores entraram no clima da amorevolezza.

 

A surpresa continuou nas salas de aula com a exibição de um vídeo em que Pe. Pedro falou dos 199 anos de Dom Bosco e sua paixão pela juventude.

 

O “I Concurso de Cosplay” animou o recreio. O evento foi promovido pela biblioteca escolar e por jovens do clube de leitores do Colégio. Trajando fantasias de personagens reais ou ficcionais, os estudantes desfilaram criatividade e cultura. Clique aqui e confira a cobertura do projeto.

 

A festa ficou ainda mais animada com a apresentação da banda “Bicho Solto”. A animação tomou conta da juventude. Todos reunidos em um clima de comunhão e amizade. Foi um show de alegria!

 

Concluindo essa programação especial, o CSSR promoveu seu IV Festival de Música. A PJE marcou presença na animação e na barraca de alimentos. O evento visa revelar o talento dos alunos e ainda valorizar suas iniciativas ao abrir espaço para que possam: soltar suas emoções e criatividade, socializar, viver e aprender.

 

As homenagens a Dom Bosco contam ainda com uma CAMPANHA NACIONAL promovida pelo “Boletim Salesiano”. Assim, compartilhamos o convite para que todos façam uma foto com uma imagem de Dom Bosco, poste no Facebook com a hashtag #domboscoeeu (@SalesianoNiteroi) e diga por que ele é importante em sua vida. 


Postado em 03 de Setembro de 2014 - Categoria: Pastoral