Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2014 Matéria: Concurso de Cosplay

Concurso de Cosplay

Evento estimula o interesse pela leitura e cultura ao dar vida a personagens de livros, cinema e internet.


Concurso de Cosplay

O Colégio Salesiano Santa Rosa festeja o sucesso do I Concurso de Cosplay. Organizado pela biblioteca escolar através do projeto Clube de Leitores, o evento buscou o incentivo pela leitura e a socialização dos alunos. A apresentação aconteceu no dia 15 de agosto de 2014, como parte da programação especial da Semana de Dom Bosco.

 

A ideia do cosplay é convidar a pessoa a se fantasiar e representar um personagem real ou ficcional. Os alunos-cosplayers capricharam no figurino e, assim, o CSSR foi dominado por personagem do universo literário, filmes, HQs, séries de TV e da internet.

 

Reunidos no auditório Dom Lasagna, os alunos participantes desfilaram suas fantasias e apresentaram slides e vídeos sobre seus personagens. Os estudantes foram avaliados por uma comissão de jurados formada por professores e equipe de coordenação. Os mais pontuados nas categorias “obra literária” e “livre” foram premiados com troféus e artigos literários.

 

O entusiasmo da bibliotecária Amélia Cristina R. S. Ferreira com a ação bem sucedida é contagiante: “A capacidade que a leitura tem de transformação e socialização é incrível. Os alunos participantes conseguiram contagiar a todos, leitores ou não. O envolvimento da atividade foi extremamente positivo. O auditório ficou lotado ao som de aplausos e comentários sobre as fantasias”.

 

A estudante salesiana Caroline Barbosa (2ª EM) foi eleita a melhor cosplayer na categoria “obra literária” com a personagem Cersei Lannister do livro e série Game of Thrones. E o aluno Gabriel Aglon (2ª EM) venceu na categoria “livre” com a personagem “Bruxa Má do Oeste”, da obra “O mágico de Oz”.

O estudante Gabriel disse que escolheu a fantasia inspirado em um dos seus filmes e musicais favoritos. Ao citar o evento soltou vários adjetivos positivos: “Divertido, bacana, diferente...”

 

Rúbia Ricken (3ª EM) caprichou na fantasia de “Bellatrix Lestranger”, da série Harry Potter e arrebatou o segundo lugar da categoria “Obra Literária”. A aluna Lívia Guimarães (2ª EM) buscou na internet uma engraçada fantasia: o “Maníaco da Colher”. Com seu macabro, mas hilário personagem a aluna ganhou o 2º melhor lugar da categoria “livre”.

 

“Empolguei-me tanto com os preparativos do evento. Aliás, todos os envolvidos ficaram empolgados com a ideia. Todos ansiosos com a escolha das fantasias, maquiagem, acessórios... Nós nos apresentamos para um teatro lotado e muita gente nos elogiou”, comentou Lívia.

 

Para os alunos, o evento promoveu a socialização entre todos os estudantes e prestigiou aqueles que adoram o mundo dos livros. Nesse objetivo é que surgiu em 2011 o Clube de Leitores:

 

“A intenção é aproximar pessoas através do livro, dinamizando a leitura com atividades práticas e atraentes para os jovens. O jovem lê e gosta de compartilhar suas opiniões, muito diferente da ideia que ler é um ato solitário, ler é socializar-se”, comenta a educadora Amélia.

 

Os educandos compartilharam a paixão pelo mundo dos livros e argumentaram que encontram nos livros uma forma de conhecer outros lugares, um refúgio, aprimorar a criatividade, uma forma de aprender e muitos outros benefícios pessoais e sociais.


Postado em 02 de Setembro de 2014 - Categoria: Artes