Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2014 Matéria: Salesiano: 131 anos no Brasil

Salesiano: 131 anos no Brasil

14 de julho de 2014: 131 anos da presença Salesiana no Brasil.


Salesiano: 131 anos no Brasil

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_134/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

A missão salesiana em terras brasileiras foi iniciada em 14 de julho de 1883, com a chegada de representantes da congregação em Niterói (RJ), onde hoje funciona a primeira escola salesiana no país, o Colégio Salesiano Santa Rosa. Na bagagem, os salesianos trouxeram o método educativo de Dom Bosco, o seu Sistema Preventivo, baseado na razão, na espiritualidade e no amor.

 

Em pouco tempo a atividade salesiana, inspirada na pedagogia e carisma de Dom Bosco, ganhou força e importância. Atualmente, a presença salesiana no Brasil se reflete em colégios da educação infantil ao ensino médio, unidades de ensino superior, centros de formação profissionalizante, oratórios, obras assistenciais e sociais, atividade missionária e dezenas de paróquias sob a responsabilidade salesiana.

 

Um dos destaques da ação salesiana no Brasil é a Rede Salesiana de Escolas (RSE), que reúne mais de 100 escolas que compartilham da concepção pedagógica-pastoral salesiana. A RSE é hoje a maior rede católica de ensino das Américas, e congrega cerca de cinco mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio. 

 

Fundada em 2001 para unir as mais de 100 escolas (SDB e FMA) que compartilhavam do projeto pedagógico pastoral salesiano, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é hoje a maior rede católica de ensino das Américas, e reúne cerca de cinco mil educadores e 85 mil alunos.

 

Outra rede criada pelos salesianos do Brasil é a RESAS (Rede Salesiana de Ação Social), organismo que reúne as obras sociais mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco, composto por cerca de 80 entidades, cada uma delas responsável por ações que incluem desde o acompanhamento escolar e atividades esportivas, de lazer e culturais, até a oferta de cursos profissionalizantes. Mais de 75 mil pessoas são atendidas pela RESAS, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, a maioria em situação de risco social.

 

“A maior contribuição (da presença salesiana no Brasil) consiste na perene e comprometida ressignificação da proposta pedagógica e pastoral para as necessidades de cada momento cultural e histórico do nosso país. A própria permanência no setor educativo, por mais de um século, revela claramente a escolha educativa como vocação e estratégia importantes para o desenvolvimento humano”, afirma Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, diretor-executivo da RSE e da RESAS.

 

Fontes: RSE.org.br e Boletim Salesiano

 


Postado em 14 de Julho de 2014 - Categoria: Família e Escola